Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Resíduos em Movimento – Uma Viagem Virtual

17.07.08, ansiaonews

A exposição itinerante termina o seu percurso hoje em Ansião
 
 
Ansião é o concelho que marca o final da exposição itinerante “Resíduos em movimento – uma viagem virtual”, que termina ao final do dia de hoje, às 18h00, depois de ter chegado no sábado.
A exposição concebida pela empresa YDreams resulta da conjugação de esforços das EGF (do Grupo Águas de Portugal) e do conjunto de empresas que a constituem, nomeadamente a ERSUC (Resíduos Sólidos do Centro S.A), que pretende, através de vários interfaces electrónicos, dar informação aos visitantes sobre os resíduos produzidos. O principal objectivo foi informar e sensibilizar para a questão dos resíduos urbanos de uma forma simples e apelativa.
Penela, Miranda do Corvo, Lousã, Pampilhosa, Vila Nova de Poiares, Pedrógão Grande, Góis, Castanheira de Pêra, Arganil, Figueiró dos Vinhos, Alvaiázer e agora Ansião perfazem os 12 municípios que a exposição itinerante percorreu com duas viaturas, uma de dimensão mais pequena e outra um pouco maior, mas ambas equipadas com tecnologia e software inovador.
Todos quantos visitaram a exposição, direccionada para um escalão etário mais jovem, encontraram diversas actividades lúdicas e didácticas para além de informação sobre o funcionamento do sistema de tratamento e valorização RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) das suas áreas de residência.
O presidente da ERSUC, Alberto Santos explicou, em jeito de balanço, que a exposição procurou «chamar a atenção das pessoas em geral e em particular dos mais jovens para algo que todos produzimos, sobretudo nesta altura de crise», para além de «consciencializar para a necessidade não só de produzir menos lixo mas também de dar-lhe um destino mais adequado». O objectivo é que «daqui a uns anos «seja cumprida a vontade de fazer dos resíduos um recurso e não um desperdício», até porque «por ano são produzidas 400 mil toneladas de resíduos», realçou Alberto Santos. «O balanço desta iniciativa é muito positivo e seguramente acolheu milhares de pessoas, na sua maioria mais jovens», rematou o presidente da ERSUC.
Por sua vez, Rui Rocha, vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Ansião, salientou que «surgiu a oportunidade de um parceiro como a Região de Turismo do Centro e a ERSUC trazerem esta exposição que diz respeito a uma área a que estamos bastante atentos», e por isso «é uma mais-
-valia contar com esta iniciativa em Ansião». Embora acredite que as pessoas «estejam muito consciencializados para a questão do tratamento de resíduos, este tipo de iniciativas insere-se na nossa política relativamente ao ambiente, que passa também pela sensibilização dos mais jovens», neste caso específico «aproveitando esta estrutura móvel».
O grupo da Santa Casa da Misericórdia de Ansião e o Grupo de férias em movimento de Ansião fizeram ontem a “viagem virtual” pela exposição “Resíduos em Movimento”.
Mais informações em www.residuosemmovimento.net .  
 

Carina Valério

in: Diário de Coimbra, 17Jul08