Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Para quando um acerto de cordenadas?

24.07.08, ansiaonews

 
 

Já há anos aflorei este assunto no Jornal Serras de Ansião e na página de Pousaflores ( Escrever torto por linhas rotas | Voltando à cartografia).

Pensava eu que este País tinha apanhado o comboio TGV da prontidão de dados tipo Simplex, mas o facto é que as coisas demoram.  É verdade que muita gente já nem se importa com os mapas, pois vai-se  habituando às modernices do GPS, que muitas vezes só ajudam a confundir.

Mas  a verdade é que os próprios GPS se baseiam em cordenadas e  quanto a isso parece-me que há qualquer coisa que, por cá,  está mal. 

Os mapas apresentam informações erradas, porquê?

Ou porque se limitam a copiar uns pelos outros e quando há erros, eles continuam, ou porque os próprios dados do Estado (serrviços cartográficos) estão errados.

Eu não compreendo como é que o Google, um site evoluído, com mapas do melhor, em 3D, apresente Pousaflores, - e isto é só um caso ao acaso,  - a quilómetros de distância do sítio exacto, e, em contrapartida, lugares, de importância menor que sede de freguesia, apareçam sempre na maioria dos mapas.

Certamente deve-se ao que disse atrás - já vem do passado - mas urge que a nossa Câmara procure alertar para estes erros, que nos dias  de hoje, com informação pormenorizada que já chega a atingir menos que um metro de erro, não se compreende que ainda esteja com informação de mapas do tempo dos Mouros.

 
Info:AS