Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Português, descendente de Ansião, lidera na doença de Chagas

21.07.08, ansiaonews

Juan Marques, Luso-venezuelano conseguiu descobrir contágio por via oral

Um lusodescendente (do concelho de Ansião)  radicado na Venezuela está a liderar a investigação sobre a doença de Chagas, um importante problema de saúde na Venezuela, embora inexistente em Portugal.

As investigações de Juan Marques conseguiram provar que, para além da via sanguínea, a doença pode ser transmitida por via oral.

"Há 18 anos que investigo a doença de Chagas, que continua a ser um problema de saúde na Venezuela", onde casos recentes de doença aguda voltam a colocar esta enfermidade sob os holofotes, demonstrando a necessidade de tomar precauções, disse o investigador.

A doença de Chagas, também chamada de "enfermidade americana", é uma doença parasitária, tropical e crónica, causada por um protozoário (microorganismo) flagelado, o Trypanosoma cruzi, do mesmo género do agente infeccioso que causa a doença do sono no continente africano.

Para Juan Marques, a melhor maneira de lidar com a situação quando alguém avista o insecto não é matá-lo, "porque a contaminação da doença se faz através do sangue que ao salpicar contamina as pessoas". Em contrapartida, "pôr uma caixa de fósforos em cima do insecto e depois fechar é a melhor maneira de o apanhar", explicou.

O lusodescendente aconselha, no caso de uma pessoa ser picada por um chipo, a lavar abundantemente a área, sem coçar, porque a defecação do insecto é que transmite a doença e se assim o fizer as possibilidades de ficar infectado são mínimas.

"Temos tido, este ano, casos de transmissão por via oral, através de alimentos e sumos contaminados. É importante que as pessoas tenham maiores medidas higiénicas, lavem bem e descasquem as frutas antes de espremer o sumo", sublinhou Juan Marques.

Filho de emigrantes naturais de Ansião - vila portuguesa de Leiria -, Juan Marques é cardiologista, professor do Instituto de Medicina Tropical da Universidade Central da Venezuela e director da Associação de Médicos luso-venezuelanos que organizou o I Simpósio luso-venezuelano de cardiologia.
Consulte também: O que é a doença de Chagas? | Consulte tb. Fund. O. Cruz
Info:LUSA/Diário de Notícias, 21Jul08

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.