Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Pai de Padre Luís Leal, Pároco de Marvila-Lisboa, ordenado Diácono

02.07.08, ansiaonews
Francisco Freire Leal é natural de Ansião

Francisco Freire Leal nasceu a 6 de Janeiro de 1940, em Casal Viegas, Ansião, tendo frequentado o Seminário de Coimbra, para onde entrou em 1951, juntamente com outros alunos do concelho - Abílio Domingues e António dos Santos, de Santiago da Guarda - tendo desistido de ser padre a partir do  7º ano.
Há muitos anos que vive em Lisboa, tendo  feito a maior parte da sua vida na Companhia Nacional de Navegação, que, entretanto, foi extinta.
É casado e pai de três filhos.
Luís Leal, um deles, foi ordenado presbítero há 9 anos e é pároco da Igreja de Marvila, Lisboa.

No dia de S. Pedro e S. Paulo, 29 de Junho, o Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, procedeu à ordenação de 7 novos padres e 4 diáconos.
Os presbíteros eram oriundos, 5 do Seminário dos Olivais e 2 do Seminário Redemptoris Mater - Caminho Neocatecumenal, tendo estes como  nacionalidade original o Peru e a República Dominicana
Os Diáconos,  dois vêm dos Padres Dehonianos-S.C.J., com origem  nos Camarões  e um da Congregação da Missão.
Por último, Francisco Freire Leal, Diácono Permanente, ordenado para a Diocese de Lisboa, residente na Ameixoeira, mas natural de Ansião.
Francisco Leal, ao ter frequentado o Seminário de Coimbra, sentiu em toda a sua vida um certo carisma de entrega, a que ele chama "a sua dívida".  E, após 3 anos de preparação,  decidiu, desta forma, ser prestável à Igreja, actualmente tão carenciada de quem aposte em a servir incondicionalmente.
A celebração realizou-se no Mosteiro dos Jerónimos, única Igreja  de Lisboa em que seria possível albergar a quantidade de fiéis que quiseram estar presentes e que são um sinal da forte união eclesial.
Esta cerimónia,  ao mesmo tempo que noutras dioceses ( Consulte: Padre João Lavrador sagrado Bispo em Coimbra), coincide com a comemoração dos 30 anos de  Ordenação Episcopal de D. José Policarpo.
Falámos com o novo diácono, que não deixa de registar toda a compreensão e aceitação da sua família para esta nova missão. Sua esposa, Salete, é quem trata das suas novas vestes eclesiais, nas quais pôs todos os seus dotes de costureira nata, confeccionando a dalmática e a estola usada pelo seu marido.
Francisco Leal aguarda agora ser requisitado, pois nesta cerimónia comprometeu-se a servir a Igreja nesta missão que lhe foi confiada pelo maior representante Eclesial do País, o Patriarca D. José Policarpo.