Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

DIVERSIDADES II

30.05.08, ansiaonews

EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE ARTISTAS PLÁSTICOS DO CONCELHO DE ANSIÃO

A Vereadora da Cultura, Célia Cristina Freire, falou assim desta exposição:
"A exposição colectiva Diversidades surge no âmbito de um projecto do Município que pretende divulgar as diferentes manifestações artísticas do nosso concelho.
Depois de termos lançado um convite aos artistas no ano de 2006, apresentámos a 1ª edição da exposição Diversidades, nas Festas do Concelho de Ansião, a qual viria a acolher largas centenas de visitantes, tendo estes elogiado a qualidade dos trabalhos expostos.
Com o intuito de dar continuidade a este Projecto, lançamos agora a 2ª edição, contando esta com a participação acrescida de uma nova artista local.
Esta exposição está patente de 10 de Maio a 1 de Junho, na Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor."
ARTISTAS EXPOSITORES:
Jorge Santos
Natural de Coimbra, bem cedo manifestou grande vontade de seguir uma carreira artística. Enquanto estudante de Liceu foi distinguido com dois prémios nas modalidades de caricatura e paisagem. Por correspondência concluiu o seu primeiro curso de desenho artístico, tendo finalizado os estudos com dezoito valores. Durante seis anos trabalhou em artes gráficas como ilustrador de livros.
Frequentou a Escola de Artes em Coimbra (ARCA) no curso de pintura. Como sócio do Movimento Artístico de Coimbra participou colectivamente em diversas exposições de pintura.
Expõe frequentemente em galerias e hotéis daquela cidade, pintando sobre tela em diversas técnicas e materiais. Está representado em diversas colecções particulares em Portugal e no estrangeiro. Distinguido com alguns prémios, reside e trabalha actualmente no seu atelier em Avelar, concelho de Ansião.
Consulte: http://korytinta.blogs.sapo.pt/
José Praça
Nasceu em Moçambique em 1963.
Curso de Vitral Milão/Curso de Joalharia - Escola Contacto Directo - Lisboa/Curso de iniciação ao Sandcasting, ministrado pela SANDBOX /Japão Marinha Grande/ Workshop de Fusão de Vidro Barcelona.
Trabalha actualmente em vitral. Paralelamente, tem trabalhado na criação de peças de autor em fusing e pintura em vidro, explorando as potencialidades destas técnicas.
Principais exposições:
Pintura sobre vidro - Casa da Cultura - Cantanhede, 1991;
Menção Honrosa- "Embalagem Associada ao produto" FIA- Lisboa, 1991;
Artesanato Criativo- FIA- Lisboa, 1991;
Projecto Cereja- Atelier Museu Municipal- Caldas da Rainha, 2000;
As Idades do Futuro (Vitral e Fusing)- FIA- Lisboa, 2000;
As Idades do Futuro- Formas de raiz Contemporânea- Milão, 2000;
Exposição Spectrum- Contacto Directo- Lisboa, 2006;
Exposição e Concurso Artes do Fogo- Nazaré- Prémio Técnica/ Perfeição, 2006;
Exposição Desafios (Grupo Com7)- Ladoeiro- Idanha a Nova, 2006.
Consulte:
http://www.zpraca.com/noticias.html
Filipe Antunes dos Santos
Filipe Antunes dos Santos  nasceu na freguesia de Pelmá, concelho de Alvaiázere, em 13 de
Setembro de 1933.
Efectivou-se como ansianense pelo casamento.
Entre outras actividades exercidas, foi professor no ensino particular e oficial durante 37 anos,10 anos presidente da Câmara de Alvaiázere, Leitor de Português em Nancy - França durante quatro anos.
Entretanto, soube ainda encontrar tempo para se dedicar à investigação e à escrita (publicou sete livros da sua autoria) e ao ponto cruz.
Consulte:
-Filipe Antunes Santos, escritor
-Filipe A Santos - biogafia
 

Rita Filomena Freire Simões
Nascida em 1976, com raízes em Ansião. Licenciada em pintura , pela ARCA EU AC - Escola Universitária das Artes de Coimbra.
Principais exposições:
Exposição colectiva de Pintura na sala de Exposições do Campos Universitário ARCA . EUAC, 2001.;
Exposição colectiva de Pintura no Museu Nacional de Chapelaria e Calçado em S. João da Madeira, 2000;
Exposição colectiva de Pintura na Sala da Cidade de Coimbra e na sala da Cultura, com os alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Salamanca, 2002; Exposição colectiva de Pintura no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, 2002; Exposição de Cerâmica no Pavilhão Expocentro de Pombal, 2004.
António Paz
Natural de Ansião, do lugar da Sarzedela e residente em Lisboa, Dotado de tendência impressionista de sensibilidade figurativa, foi pelas cores ao encontro da natureza das coisas e à dimensão da beleza na sua realidade. Começou um dia a dedicar-se às gentes, paisagens e fainas campestres da sua terra. Depressa também procurou aumentar a sua amplitude artística na mudança para outros temas e em especial, alguns pormenores da bela cidade de Lisboa, típica e alfacinha.
Com as habilitações do curso industrial tirou proveito do desenho de máquina, seguindo paralelamente para o desenho artístico, entrando nas artes plásticas e mais tarde na área da pintura a óleo.
Frequentou a Sociedade Nacional das Belas Artes, tendo então como professor um grande mestre. Fez um longo percurso nas artes como autodidacta procurando sempre com trabalhos efectivados, a sua grande satisfação, no desejo de sempre aprender e deixar resultados.
Está representado em várias colecções particulares no País e no Estrangeiro. Principais exposições: Ansião; S. Pedro de Moel; Lisboa em várias salas; Tavira; Montemor-o-Novo; Vendas Novas.
Maria Albertina M. Arnaut Dinis
Nasceu em Lourenço Marques (Maputo) Moçambique. Dedica-se à pintura quando volta a Portugal na década de 80, com 29 anos. Autodidacta, começa em tempo parcial por pinturas em gessos e faianças, especializa-se em pintura de porcelana, chegando mesmo a fazer várias exposições, algumas delas no estrangeiro.
Nos últimos dois anos, além de continuar a sua pintura a óleo, ensaia e desenvolve também trabalhos nas técnicas de aguarela e acrílico.
Principais exposições:
Palácio Conde de Óbidos  Outubro de 1989, Lisboa;
Convento de St.a Cruz Fevereiro de 1990, Coimbra;
Hotel Majestic Abril de 1990, Barcelona, Espanha;
Embaixada de Maputo   Novembro de 1990 Maputo, Moçambique;
Palácio Foz Maio de 1991, Lisboa;
Atneu Comercial do Porto Setembro de 1991, Porto;
Centro Cultural de Lagos Outubro de 1993, Lagos;
Secretaria Regional de Turismo da Madeira 1998, Funchal;
Turismo da Torreira Agosto de 2002, Aveiro;
Centro Cultural de Ansião Agosto de 2004, Ansião.
Vive actualmente na Vila de Avelar.
António Valente
Nasceu em 1963 em Moçambique. Licenciado em Escultura e Mestre em História da Arte, expôs cinco vezes individualmente e dezenas de vezes colectivamente, em várias galerias: Galeria Quatro em Leiria, Galerias Cólicas em Ponte do Rol (Torres Vedras), Galeria Santa Clara em Coimbra, Galeria do Clube Médico de Coimbra, etc.
O seu trabalho encontra-se representado no Instituto de Medicina e Higiene Social de Coimbra, Auto-Sueco de Leiria e Coimbra, Câmara Municipal de Torres Vedras, na colecção particular do ex-Presidente da República Dr. Jorge Sampaio e em outras colecções privadas.
Consulte: Art Portugal.com
Celeste Maria Oliveira Manso
Residente em Ansião, professora de E.V.T. e de Artes Decorativas.
Participou em várias exposições colectivas em locais como, Lamego, Lisboa e Ansião.
Pinto, porquê?...olhar, ver, sentir, comunicar, vectores que pressionam divergência que irradia do íntimo, força mais forte que ela própria e uma certa vontade de repulsa do dia que dia-a-dia programam para nós vivermos.
Paula Soares
Nasce em Avelar, distrito de Leiria, em 1974.
Licencia-se em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto, em 1997, e parte do último ano lectivo é feito na Faculdade de Belas Artes de Bilbau, País Basco. Desenvolve o seu trabalho de Pintura paralelamente a outras actividades como a produção de peças cerâmicas e trabalhos gráficos para Lojas de Design e Decoração. Em 2004, cria uma empresa que se dedicada à produção de peças decorativas, na área da pintura cerâmica e papel.
Principais exposições:
Centro Cultural de Paranhos - Porto,1996;
Castelo de Santa Maria da Feira,1997;
Exposição/ Leilão do Projecto "Identidades"- Porto, 1998;
Feira de Arte do Projecto "Identidades"- Porto, 1999;
Galeria de Arte "Erbacher Elfenbein"- Erbach/ Alemanha, 2000;
Galeria da Fundação Bissaya Barreto- Portugal dos Pequenitos- Coimbra, 2002;
Galeria de Arte "Darmstad"- Darmstad/ Alemanha,2005.
Representações Institucionais: Consulado Português- Frankfurt/ Alemanha; Sede "Odenwalder Heirnatzeitung"-Darmstad/Alemanha.
MíCoutinho
Natural do Bombarral e residente em Ansião, a que está ligada por fortes laços familiares, desde cedo revelou acentuada apetência para as artes em todas as suas manifestações, desde o desenho à pintura, escultura, artesanato, bem como a escrita e a literatura. Foi precisamente a Literatura que abraçou como profissão, licenciando-se em 1987 em Português e Inglês pela Universidade de Aveiro, encontrando-se, desde 1989, na arte de ensinar na Escola B. 2,3 /Sec. Dr. Pascoal José de Mello, Ansião.
Definindo-se como autodidacta, encontra na pintura e nos materiais que manuseia (madeiras, telas, tintas, pincéis, linhas, trapos e sapatos velhos, lantejoulas, rendas, bordados, vidrilhos...) o alento e a descompressão, mas nem sempre as vezes que desejaria. Sentindo-se cada vez mais próxima da pintura, a sua expressão criativa manifesta-se essencialmente pela policromia dos óleos ou acrílicos s/ telas que, por vezes, conjuga com outros materiais.
Principais exposições:
Galeria Municipal Afonso Lopes Vieira, Leiria 2001, Março;
Galeria do Sindicato Nacional dos Professores Licenciados, 2001, Maio;
Galeria de Exposições "Pintor José Tagarro", Cartaxo, 2003, Janeiro;
Câmara Municipal de Penela, 2003, Abril;
Galeria do Sindicato Nacional dos Professores Licenciados, Leiria, 2003, Maio;
Galeria República, Santarém, 2003, Junho;
Galeria de exposições "Pintor José Tagarro", Cartaxo, 2005, Junho.
Rui Pedro Rodrigues
Nasceu em Ansião em 1978. Finalista do Curso de Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Tecnologias opcionais do Curso de Pintura: Desenho, Gravura, Vitral e
Madeiras.
Em 1998 executou um díptico em vitral;
participou num Workshop de fundição de vidro em 1999;
realizou o Curso de Ilustração no CITEN (Centro de Imagem e Técnicas Narrativas) do Centro de Arte Moderna José Azevedo Perdigão, da Fundação Calouste Gulbenkian em 2000/2001;
e um Curso de Web Design na Flag em 2004.
Principais exposições:
Associação Recreativa de Chão de Couce, 1997;
Galeria Belizarte, em Telheiras, Lisboa - Colectiva, 2000;
Jovens Criadores da Área Metropolitana de Lisboa (Cena d'Arte), 2001;
seleccionado em Pintura - Palácio Marim Olhão, Lisboa;
Colectiva na Escola Superior de Teatro e Cinema, 2002;
Individual no Museu da Câmara Municipal de Ansião, 2002;
Individual na Galeria Municipal de Fitares, Câmara Municipal de Sintra, 2003.

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.