Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Câmara de Ansião inaugura Centro de Negócios em Setembro

15.05.08, ansiaonews

Escrito por Benedita Oliveira   
14-Mai-2008

Santiago da Guarda foi palco no fim-de-semana passado de mais uma edição da Exposicó/Feira do Queijo do Rabaçal, numa altura em que se assinala o 20.º aniversário da ADSICÓ, associação que promove o desenvolvimento rural nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.
O certame “teve uma participação muito agradável por parte dos produtores e foi também muito visitado por pessoas que aproveitaram para comprar queijo, mel, vinho...”, referiu ao “Campeão” o presidente da Câmara de Ansião, vincado a prevalência da natureza social em relação à vertente económica do certame. “Não se trata de uma grande feira, privilegiamos mais a qualidade do que a quantidade”, comentou Fernando Marques, acrescentando que “o evento foi idêntico aos anos anteriores”.
Mais do que vender muito, o objectivo central, continuou o autarca anfitrião, é “manter viva a tradição e os produtos endógenos da região, incentivando os produtores a manter-se no pastoreio, de forma a não abandonarem esta e outras actividades”. A mostra é, no fundo, um produto turístico que visa promover e manter a identidade cultural dos seis concelhos de Sicó, que se debatem com os constrangimentos inerentes à interioridade. 
Pese embora as restrições de ordem financeira, o concelho de Ansião continua apostado em melhorar as condições socio-económicas da população, sendo disso exemplo a mais recente obra de requalificação da zona envolvente à nascente do Rio Nabão.
Inaugurada no passado dia 1, feriado municipal, o Centro de Interpretação Ambiental possui, nomeadamente, um auditório, salas polivalentes e um antigo lagar a água. 
Feita a obra, o desafio maior, do ponto de vista do presidente da autarquia local, agora é dinamizar o espaço. “Ainda só inaugurámos a obra, o trabalho começa agora”, referiu Fernando Marques, sublinhando que é preciso “arranjar conteúdos e exposições, de modo a mantermos vivo o Centro”.
Vocacionado para acções de natureza cultural e didáctica, o edifício “visa mostrar aos nossos jovens o que era o nosso território e como se aproveitava a água das nascentes”. A reconstrução de um moinho de azeite que funciona a água “permite-nos interagir conteúdos reais com virtuais, mostrando um museu vivo”. É uma espécie de eco-museu, sintetizou o presidente da Câmara, salientando que “o espaço alia o passado ao turismo”.
Outra obra significativa para o concelho vai ser o Centro de Negócios, cuja inauguração está prevista para Setembro próximo. Localizado no Parque Empresarial de Ansião, o projecto inclui auditório, centro de exposições, salas para formação, assim como salas para instalação de empresas (tipo incubadora). Dinamizar o Parque Empresarial e potenciar a economia do concelho são os principais objectivos do Centro de Negócios. Orçado em dois milhões de euros, o projecto é financiado em 50 por cento pelo último quadro comunitário de apoio.
 
Rádio Macau e David Fonseca
são atracções nas festas do concelho
 
Já são conhecidos os dois principais cabeças de cartaz das festas do concelho deste ano. Rádio Macau e David Fonseca vão animar as festividades que decorrerão de 7 a 10 de Agosto. Confirmado está que o grupo de Manuela Azevedo actua no dia 8, enquanto que o espectáculo de encerramento, no domingo, dia 10, terá a presença do leiriense David Fonseca. Concertos à parte, um dos momentos altos das festas concelhias é o tradicional Cortejo Alegórico do Povo, previsto para a tarde do dia 10. De destacar que haverá paralelamente, e à semelhança dos últimos anos, uma mostra de actividades económicas e um programa social, cultural e desportivo.
in: Campeão das Províncias, 14Mai08