Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

GNR atenta à população idosa

08.05.08, ansiaonews

 

Segundo o comandante do Destacamento Territorial da GNR de Pombal, Tenente Hugo Carneiro, são vários os tipos de burla praticados nos concelhos de Pombal, Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pêra. Ainda segundo este responsável, este tipo de crime tem vindo a aumentar nos últimos anos.

Os tipos de burla mais frequentes na área da GNR referem-se a pessoas que se passam por funcionários da Segurança Social e prometem aumentar as reformas, exigindo contrapartidas:

- a entrega de encomendas provenientes de familiares, com a solicitação de quantias para procederem à sua entrega;

- que o Euro vai acabar e regressam os escudos;

- com o burlão a identifica-se como familiar da vítima, tendo familiar doente e carro acidentado, pedindo dinheiro para o mandar arranjar, entre outros.

“Também temos casos em que:

- se identificam como funcionário de Banco e dizem que as séries das notas vão acabar e é necessário proceder à sua recolha;

- que são funcionários da EDP e procuram efectuar leituras e cobrar dividas;

- Funcionários de Câmara e que querem cobrar supostas dívidas de água em atraso;

- bem como situações em que o burlão angaria sócios para um Lar de idosos e exige uma jóia de entrada bastante avultada;

- e ainda burlas relacionadas à venda de máquinas de filmar, fotográficas, faqueiros, colchas, pedindo quantias avultadas, cujos objectos e mercadorias são fictícios”, refere o comandante.
No que concerne a este tipo de criminalidade a GNR tem vindo a desenvolver este ano o Programa de Idosos em Segurança, que visa a identificação e aproximação com os idosos isolados.

Para o efeito, foi distribuído um folheto à população idosa, com um conjunto de concelhos.

 
INFO:O ECO DE POMBAL, Edição 2776 de 08/05/2008