Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Nortadas.

08.05.08, ansiaonews

"PARABÉNS ANSIÃO"

Feliciano Barreiras Duarte,  ex-Secretário de Estado Adjunto e actual Deputado na Assembleia da República, tece fortes elogios ao Concelho de Ansião.

“Ansião ganha dois novos espaços hoteleiros”. “Ansião inaugura obra de sonho no dia do Município”. “Ansião recebe 130 mil árvores”. Estes e outros factos que são do domínio publico, explicam no bom sentido, que no Concelho de Ansião se tem passado (sobretudo nos últimos tempos) da visão da autarquia de infra-estrutura, para um modelo autárquico mais virado para o desenvolvimento equilibrado, integrado e sustentável em novas áreas e tendo em conta as preocupações da sua vida colectiva.

Em Ansião, procura-se “dar o salto”.

“Dar o salto” significa fazer coisas, de forma diferente do habitual, melhorando pela qualidade, o potencial de desenvolvimento do Concelho, ao mesmo tempo que se procura satisfazer as necessidades colectivas mais básicas, ás populações em geral.

A inauguração das obras de requalificação da zona envolvente ao Rio Nabão, na sua primeira fase, com um investimento de mais de meio milhão de contos antigos, permite uma área intervencionada significativa (cerca de 24 mil metros quadrados) criando uma zona verde (de mais de treze mil e quinhentos metros quadrados) e a plantação de mais mil e trezentos arbustos e arvores.

Como se isto fosse pouco para além de um espelho de água é construído um centro de interpretação ambiental. Este centro para alem do vector museológico, tem também um auditório.

Como se isto fosse pouco, com o apoio de uma multinacional, a partir do próximo mês de Outubro serão plantados mais de 130 mil árvores (das quais 55.500 pinheiros, 50 mil castanheiros e 16.700 azinheiras) no Concelho.

Num Concelho, com as características do de Ansião, onde a sua ruralidade é temperada com a agricultura e com dinamismo na área empresarial e turística, estas são boas noticias.

Porque atestam que ao contrario do que sucede noutras zonas de Portugal, no norte do Distrito de Leiria, nas terras de sicó e na zona do pinhal, os autarcas e os seus parceiros locais e regionais, estão atentos e pouco resignados pela ausência manifesta de uma politica nacional para combater a desertificação e a interioridade.

Projectos não faltam noutros Concelhos e em Ansião também.

E alguns deles já não são apenas de actores públicos. Mas sim também de actores da vida económica privada. O que é sempre de interpretar como um bom sinal. Porque os privados não investem onde não há futuro. E como se vê em Ansião há futuro.

Para quem conhece o Concelho há alguns anos não é difícil de reconhecer isso.

Veja-se também a sua zona industrial – que é muito boa. Por todas estas razões Ansião está de parabéns.

Não só pelo seu aniversário enquanto Concelho. Mas também por muitas coisas boas que por lá estão a acontecer.

O seu Presidente da Câmara, homem experiente, discreto mas determinado é um exemplo positivo de uma pessoa abnegada pelo desenvolvimento do Concelho.

Cabe ao Governo em funções mudar a sua postura e apoiar os projectos que existem. Até porque um dos seus membros é originário deste Concelho do norte do Distrito de Leiria."

 
INFO:O ECO DE POMBAL, Edição 2776 de 08/05/2008