Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Rio Nabão volta a abrir os olhos

02.05.08, ansiaonews
 

 1 de Maio de 2008 vai ficar na história de Ansião.  Este dia, além de ser  o  que se diz do Trabalhador, coincidiu este ano com a tradicional Quinta-feira da Ascenção, ou mais popularmente, dia da Espiga, e também feriado Municipal.  E o Município esteve em festa, uma vez que reservou para este dia a inauguração das obras de Requalificação da Zona Envolvente do Rio Nabão.

 
 

 Trata-se de uma das mais importantes obras dos últimos anos em Ansião, cujo montante foi de 2.511.845,oo Euros, dos quais, 1.507.107,00 Euros  foram comparticipados pela Comunidade Europeia, através do  Programa Operacional da Região Centro (III Quadro de Apoio).

 

As cerimónias, tal como previsto, iniciaram-se com a Filarmónica Santa Cecília de Ansião em arruada até às instalações do Lagar de Azeite, agora recuperado e a que se fica a chamar Centro de Interpretação da Nascente do Rio Nabão.

Seguiu-se o descerrar da placa comemorativa desta obra, pelo Sr. Presidente da Câmara Dr. Fernando Marques.

Recepção do Centro

 A sessão solene desta inauguração realizou-se numa das salas do edifício, com a presença do Sr. Presidente da CCRC (Comissão de Coordenação da Região Centro), Dr. Alfredo Marques, que, além de representante do Governo é natural do Concelho, freguesia de Pousaflores, e da Presidente da Assembleia Municipal, Dra Luísa Ferreira, bem como do  Presidente da Câmara.

Assistiram ao acto, além das mais importantes individualidades do Concelho, muita população concelhia.

Nesta cerimónia efectuou-se em primeiro lugar, a assinatura de 2 protocolos importantes. O primeiro relaciona-se com o tratamento dos óleos residuais  do concelho, que depois de reciclados, serão novamente adquiridos pela autarquia, como combustível, ao preço de 0,10€/litro. O segundo refere-se ao reflorestamento da serra do Anjo da Guarda, com cerca de 130.000 árvores, através de um apoio da General Motors, e em que é interlocutora a Associação Florestal de Ansião (confronte-se notícia de pormenor).

De seguida, o Sr. Presidente da Câmara teve oportunidade, no seu discurso, de dar uma noção da forma como se desenrolou todo este projecto, começando por referenciar uma notícia saída no Jornal Serras de Ansião, em 1994, e em que o autor, que se assinou LS,  pedia atenção para os Olhos D'Água. Teve oportunidade de informar que a 2ª fase deste projecto está já em fase de concurso e trata-se duma obra estimada em 2 milhões de euros.

(Consultar vídeo do discurso).

Agradeceu o apoio do Dr. Alfredo  Marques para que este projecto merecesse o apoio comunitário, anunciando a atribuição do seu nome a uma das salas deste Centro,  sala essa onde agora  se apresenta uma exposição fotográfica de Nelson Marques, sobre temas da paisagem concelhia

O Dr. Alfredo Marques centrou o seu discurso na importância desta obra e não deixou de expressar o seu contentamento, como conterrâneo.

(consultar vídeo do discurso)

Encerrada a sessão solene, os  presentes tiveram oportunidade de efectuar uma visita ao Centro,  que teve  ainda a inauguração da  exposição fotográfica, com o descerrar da  placa que atribui o nome da Sala ao Dr. Alfredo Marques.

2 das fotos da exposição

A parte inferior, onde se encontra toda a maquinaria do antigo lagar e que foi recuperado esteve a funcionar movido pela nora, que, por razões técnicas, de fornecimento da água, se encontra a funcionar com movimento contrário ao original.

Neste espaço encontra-se ainda uma exposição fotográfica com vistas aéreas de vários locais da vila de Ansião e outros locais concelhios.

Foto aérea do centro de Ansião

Seguiu-se uma visita à restante recuperação, até ao nascente do Rio Nabão,  onde  hoje era possível ver a nascente num dos locais  onde a água, borbulhando, faz uma certa imagem a que se ficou a chamar "Olho d'Água", e que veio a dar o nome  a todo o espaço.

O poço acima da nascente dos Olhos d'Água.

Assistimos depois a um concerto pela Filarmónica Santa Cecília de Ansião.

Pelas 17:00, a equipa, liderada pelo gerente do restaurante Solar da Rainha, deu abertura à merenda, com  2 porcos assados ali, e que, com a cerveja e o vinho regional puseram de bom grado toda a população que visitou e encheu o espaço envolvente .

Os "Fernandos & Companhia" do restaurante Solar da Rainha antes da festa posaram para a foto, entre os dois porcos já quase em acção. De tarde não tiveram mãos a medir....

Era unânime entre todos os presentes o grande valor desta obra para o enriquecimento da vila e do Concelho.

Nuno Santos foi o dinamizador da tarde e que, com a sua música, fez com que a tarde e noite deste dia da espiga ficasse para sempre na recordação de todos.

O fogo de artifício preparado junto aos Olhos d'Água

Pelas 21:30  foi a vez de, neste Olhos D'Água, regalarmos  os  nossos olhos com o vistoso  concerto pirotécnico em que a firma de Iluminações Diogo & Reis, Lda pôs todo o seu empenho.

 Fica assim para a História uma inauguração completa de um espaço que agora se torna o espelho de Ansião. Vale a pena passar algum tempo, quer passeando desportivamente, quer deliciando a vista num espaço em que o verde, pouco a pouco se vai enamorando do ruído suave das águas puras que os Olhos d´Agua, em tempo de fresquidão, derramam sobre as pedras do leito do rio, agora  "vaidosamente" engalanado na sua nascente.

 

O FOGO DE ARTIFÍCIO

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.