Sexta-feira, 2 de Maio de 2008

Rio Nabão volta a abrir os olhos

 

 1 de Maio de 2008 vai ficar na história de Ansião.  Este dia, além de ser  o  que se diz do Trabalhador, coincidiu este ano com a tradicional Quinta-feira da Ascenção, ou mais popularmente, dia da Espiga, e também feriado Municipal.  E o Município esteve em festa, uma vez que reservou para este dia a inauguração das obras de Requalificação da Zona Envolvente do Rio Nabão.

 
 

 Trata-se de uma das mais importantes obras dos últimos anos em Ansião, cujo montante foi de 2.511.845,oo Euros, dos quais, 1.507.107,00 Euros  foram comparticipados pela Comunidade Europeia, através do  Programa Operacional da Região Centro (III Quadro de Apoio).

 

As cerimónias, tal como previsto, iniciaram-se com a Filarmónica Santa Cecília de Ansião em arruada até às instalações do Lagar de Azeite, agora recuperado e a que se fica a chamar Centro de Interpretação da Nascente do Rio Nabão.

Seguiu-se o descerrar da placa comemorativa desta obra, pelo Sr. Presidente da Câmara Dr. Fernando Marques.

Recepção do Centro

 A sessão solene desta inauguração realizou-se numa das salas do edifício, com a presença do Sr. Presidente da CCRC (Comissão de Coordenação da Região Centro), Dr. Alfredo Marques, que, além de representante do Governo é natural do Concelho, freguesia de Pousaflores, e da Presidente da Assembleia Municipal, Dra Luísa Ferreira, bem como do  Presidente da Câmara.

Assistiram ao acto, além das mais importantes individualidades do Concelho, muita população concelhia.

Nesta cerimónia efectuou-se em primeiro lugar, a assinatura de 2 protocolos importantes. O primeiro relaciona-se com o tratamento dos óleos residuais  do concelho, que depois de reciclados, serão novamente adquiridos pela autarquia, como combustível, ao preço de 0,10€/litro. O segundo refere-se ao reflorestamento da serra do Anjo da Guarda, com cerca de 130.000 árvores, através de um apoio da General Motors, e em que é interlocutora a Associação Florestal de Ansião (confronte-se notícia de pormenor).

De seguida, o Sr. Presidente da Câmara teve oportunidade, no seu discurso, de dar uma noção da forma como se desenrolou todo este projecto, começando por referenciar uma notícia saída no Jornal Serras de Ansião, em 1994, e em que o autor, que se assinou LS,  pedia atenção para os Olhos D'Água. Teve oportunidade de informar que a 2ª fase deste projecto está já em fase de concurso e trata-se duma obra estimada em 2 milhões de euros.

(Consultar vídeo do discurso).

Agradeceu o apoio do Dr. Alfredo  Marques para que este projecto merecesse o apoio comunitário, anunciando a atribuição do seu nome a uma das salas deste Centro,  sala essa onde agora  se apresenta uma exposição fotográfica de Nelson Marques, sobre temas da paisagem concelhia

O Dr. Alfredo Marques centrou o seu discurso na importância desta obra e não deixou de expressar o seu contentamento, como conterrâneo.

(consultar vídeo do discurso)

Encerrada a sessão solene, os  presentes tiveram oportunidade de efectuar uma visita ao Centro,  que teve  ainda a inauguração da  exposição fotográfica, com o descerrar da  placa que atribui o nome da Sala ao Dr. Alfredo Marques.

2 das fotos da exposição

A parte inferior, onde se encontra toda a maquinaria do antigo lagar e que foi recuperado esteve a funcionar movido pela nora, que, por razões técnicas, de fornecimento da água, se encontra a funcionar com movimento contrário ao original.

Neste espaço encontra-se ainda uma exposição fotográfica com vistas aéreas de vários locais da vila de Ansião e outros locais concelhios.

Foto aérea do centro de Ansião

Seguiu-se uma visita à restante recuperação, até ao nascente do Rio Nabão,  onde  hoje era possível ver a nascente num dos locais  onde a água, borbulhando, faz uma certa imagem a que se ficou a chamar "Olho d'Água", e que veio a dar o nome  a todo o espaço.

O poço acima da nascente dos Olhos d'Água.

Assistimos depois a um concerto pela Filarmónica Santa Cecília de Ansião.

Pelas 17:00, a equipa, liderada pelo gerente do restaurante Solar da Rainha, deu abertura à merenda, com  2 porcos assados ali, e que, com a cerveja e o vinho regional puseram de bom grado toda a população que visitou e encheu o espaço envolvente .

Os "Fernandos & Companhia" do restaurante Solar da Rainha antes da festa posaram para a foto, entre os dois porcos já quase em acção. De tarde não tiveram mãos a medir....

Era unânime entre todos os presentes o grande valor desta obra para o enriquecimento da vila e do Concelho.

Nuno Santos foi o dinamizador da tarde e que, com a sua música, fez com que a tarde e noite deste dia da espiga ficasse para sempre na recordação de todos.

O fogo de artifício preparado junto aos Olhos d'Água

Pelas 21:30  foi a vez de, neste Olhos D'Água, regalarmos  os  nossos olhos com o vistoso  concerto pirotécnico em que a firma de Iluminações Diogo & Reis, Lda pôs todo o seu empenho.

 Fica assim para a História uma inauguração completa de um espaço que agora se torna o espelho de Ansião. Vale a pena passar algum tempo, quer passeando desportivamente, quer deliciando a vista num espaço em que o verde, pouco a pouco se vai enamorando do ruído suave das águas puras que os Olhos d´Agua, em tempo de fresquidão, derramam sobre as pedras do leito do rio, agora  "vaidosamente" engalanado na sua nascente.

 

O FOGO DE ARTIFÍCIO

 

publicado por ansiaonews às 15:44

link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De Pedro C. a 5 de Maio de 2008 às 15:36
Venho por este meio dar os meus sinceros parabéns à Câmara Municipal de Ansião pela sua visão em identificar claramente as verdadeiras prioridades do Concelho. Se o País atravessa uma crise, isso eu não sei, mas ela não se sente lá para os lados de Ansião com toda a certeza...
Admiro muitos estes "governantes" que aumentam a despesa dia após dia sem o minimo de sensibilidade e sempre com o mesmo objectivo, "ambição de poder". É certo que nunca vi uma Câmara ir à falência mas já vi muitos portugueses falirem à custa das Câmaras!...
Parabéns mais uma vez, e agradeçam à população que eles vão pagando a factura...
De Pedro C. a 5 de Maio de 2008 às 15:39
Todos aqueles que se deliciaram com o porco no espeto e viram queimar uns euros no céu não têm credebilidade para opinar...
Cumprimentos.
De JP Fernandes a 6 de Maio de 2008 às 00:01
Eu diria mais, o título desta noticia não podia ser melhor, é mesmo para abrir os olhos... Que valores morais tem estes senhores doutores para justificar tamanho desajuste com a verdadeira realidade de um concelho que sempre ambicionou muito mas sempre acabou por servir melhor os outros que os que aqui residem... Existem opções que não se conseguem perceber. Em conversa com um amigo perguntei qual é o objectivo da obra? e ele respondeu com conhecimento de causa:
Eh pá, aquilo tava uma miséria, precisava de ser remodelado, e acaba por ser um cartão de visita por quem passa por Ansião!... E eu impavido e sereno no meu silêncio interroguei-me: e o Ribeiro da vide? está uma lástima, será que é este o futuro que aqueles lindos olhos esperam? bem espero que não, e em relação ao Ribeiro da vide, é compreensível, tem poucos utilizadores, e se ainda tivesse uma creche, ou um lar, ou mesmo um tribunal, aí sim justificava, mas como não tem ambiente fica para mais tarde... E as Serras? já que as romperam com os ditos caminhos florestais, e que agora são ponto de visita de inumeros forasteiros, podiam lá por umas mesitas, com as pedras que sobraram lá do nabão, e já poupam nas arvores porque felizmente recebemos um presente da GM... Não tenho é espaço para mais, mas estão a gostar não estão? parece que estou a ler os pensamentos não é? Pois é é tempo de começar a levantar a manta e ver o podre que lá se esconde! Colaborem.
De JP Fernandes a 6 de Maio de 2008 às 00:09
Em relação ao Ribeiro da vide, podiam optar por um leitão no espeto, pois o espaço em proporção é mais pequeno e não dá para tantos gulosos... e também podiam abdicar dos morteiros e artificio, pois alguém ainda levava com as canas e podia ser perigoso.
Meus amigos ando nisto pelas causas e não pelo oportunismo e sede de poder como muitos, eles estão em todas, ele é bombeiros, filarmonicas, clubes de futebol, radios, jornais, santas casa, e inevitavelmente no maior empregador do concelho... vergonha vamos abrir os olhos minha gente, é tempo de correr com estes eternos desconhecidos sem provas dadas na sociedade civil e que através de uma lambidela de botas chegam ao poder e fazem estes disparates...
De ansiaonews a 6 de Maio de 2008 às 01:17
Esta página está aberta a todas as opiniões, desde que não ultrapassem o sentido crítico e que ajudem a que o nosso concelho possa evoluir.
É evidente que estamos a 34 anos de 25 de Abril de 1974 em que eu não poderia assumir ter esta página aberta.
Poderemos ter sempre uma crítica a tudo, mas a verdade é que, se ficarmos pela crítica nunca mais evoluiremos. O concelho de Ansião é relativamente pobre, mas tem o direito de evoluir. Se não houver projectos não passaríamos da cepa torta. E neste caso, sem querer defender a política camarária, revejo-me neste tipo de evolução. Dívidas? Pois, quem as não tem? É preciso analisar todo o processo e verificar quantos milhões não vieram para o concelho, com esta obra. É necessário analisar que na obra trabalharam muitas pessoas do concelho e que, desse modo puderam ter as suas empresas ocupadas. Costumo dizer que são os gastadores que fazsem evoluir a sociedade. Às vezes cruticamos aqueles que quanto ganham quanto gastam. mas são esses que fazem circular o dinheiro. Não são aqueles que contam todos os tostões para entregar ao banco, a ver se a conta vai aumentando, quer com juros, quer com aplicações, que só servem os sistemas bancários e companhia. Por isso, eu sou a favor da circulação e não do aferrolhamento. Por isso, quanto mais festa melhor. De qualquer forma, o amigo tem razão quanto a outros pormenores, como, por exemplo, o Ribeiro da Vide. Veja, na nossa página central, os recados à Câmara, que vem nesse sentido.
De JP Fernandes a 6 de Maio de 2008 às 16:41
Já tou como o amigo Pedro, e não é por nada mas o senhor também se deixou comprar por um porco e uns foguetes?... Eu penso que a questão não é a obra em si, mas sim a sua prioridade em relação a outras situações pertinentes!... Isso sim é ter visão, porque já todos sabemos que esses senhores são eleitos e pagos para gastar dinheiro, qual é a novidade?
De ansiaonews a 6 de Maio de 2008 às 16:51
Por acaso provei o porco e até estava saboroso. E bebi um copo de cerveja. mas não me compro por nada, muito menos por isso. E estamos aqui a debater um assunto que poderíamos debater generiacamente em "http://www.forumansiao.com".
Se olharmos para a história de Ansião e não quero fazer política, temos que reconhecer que tem havido prioridades, nomeadamente, nas vias de comunicação e no saneamento e no abastecimento de água. Penso que a nossa parte espiritual também merce um pouco masi de dignidade e creio que esta obra se insere nesse objectivo. Mas compreendo, tudo pode ser julgado e criticado, porque todos temos as nossas opiniões.
De ansiaonews a 6 de Maio de 2008 às 17:00
Já agora, se puder vá ver a exposição sobre fotos de paisagens naturais no nosso concelho, onde não é necessário alterar nada para nos sentirmos bem.
"http://www.ansiaonews.eu/anewscult/08Mai05ansiaonews0403c.html"
De José Cerca a 15 de Maio de 2008 às 13:00
Embora natural do Concelho de Ansião , desde há 3 décadas que estou a trabalhar fora do meu Concelho. Tive, no entanto, ocasião de apreciar, uns dias antes da sua inauguração, os melhoramentos realizados nos Olhos d'água , um dos locais considerados como a nascente do rio Nabão. Pude então aperceber-me da beleza e do interesse cultural e turístico das obras aí realizadas. Gostei e fiquei até orgulhoso por este importante melhoramento no meu Concelho.
Devo, no entanto confessar que fiquei triste e revoltado, ao ler alguns dos comentários tão negativos, tão derrotistas, tão sem nível aqui publicados.
Vejo, infelizmente, que em todo o lado há sempre espíritos mesquinhos e derrotistas que em nada contribuem para o desenvolvimento da sua terra.
Tenho pena, mas infelizmente é a triste realidade do nosso País.
José Cerca - Lagarteira
De apreciador do nabão a 18 de Junho de 2008 às 20:34
Porque é que os "criticos" não se assumem como oposição, vão a votos e depois apresentam as suas prioridades?

Será que esses senhores não sabem que os projectos de âmbito comunitário têm de se inserir em objectivos préviamente traçados, e não chega, vamos melhorar o Ribeiro da Vide: leiam, informem-se e depois critiquem...

Já estou a ver esses senhores no poder, e a autarquia com os cofres cheios: não há porco, foguetes, nem leitão....e já com muitas provas dadas!!!!

FAÇAM, MOSTREM O VOSSO TRABALHO EM PROL DOS OUTROS E DEIXEM-SE DE LÉRIAS!!!!

PARABÉNS ANSIÃO!!!

Comentar post

.Ansião News

.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
17
18
19
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

.pesquisar

 

.Notícias recentes

. Ana Luísa Bernardino repr...

. As últimas notícias KB (Q...

. ETPSICÓ efectua Acção de ...

. Autora do livro «A Rainha...

. União Desportiva de Santi...

. DR. JOSÉ EMÍDIO MEDEIROS ...

. Dia da ETP Sicó - 16 de O...

. ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS: PSD...

. ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS em 1...

. Associação "Os Moscardos"...

. Conhece a utilidade deste...

. Legislativas 2009, em Ans...

. Fernando Marques, depois ...

. Feira na Torre de Vale T...

. AEDA celebrou dia do Empr...

. ACREP de Pousaflores edit...

. Largada Nocturna nas VII ...

. O Nuno Escapa à Gripe A

. Fernando Marques, preside...

. Hino da Campanha PSD de ...

. JSD celebra início da cam...

. Conheça as propostas ele...

. António José Domingues ap...

. Rui Rocha apresenta compr...

. Factura da EDP (LUZ) : Po...

.arquivos

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Março 2003

.Sobre Ansião News

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds