Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Pousaflores recebe manto verde!...

10.04.08, ansiaonews

 A lenda conta que um velho rei cristão expulsou a filha de casa e ao reencontrá-la anos mais tarde perguntou-lhe: “Onde pousaste vós, minha flor?”, dando assim origem ao nome da freguesia do concelho de Ansião, Pousaflores. Agora, a pergunta que se coloca é “onde pousas vós 130 mil árvores?”.

A iniciativa é da multinacional General Motors e vai preencher com um manto verde Pousaflores, em Ansião, através da plantação de quase 130 mil árvores, em Rede Natura.


O início da plantação está agendado para o mês de Outubro, época recomendada pelos especialistas florestais, e deve estar concluído até ao final do ano. A entidade afirma tratar-se da maior campanha de florestação realizada em Portugal, que vai permitir reter dióxido de carbono da atmosfera correspondente ao emitido por 330 mil viagens de ida e volta de carro entre Lisboa e Porto.


Ao longo de uma área de 120 hectares serão plantados 55.500 pinheiros bravos, 50 mil carvalhos e 16.700 azinheiras. Estas espécies são recomendadas pela Rede Natura por garantirem melhor adaptação às condições dos terrenos. Para além disso, o crescimento deste manto florestal irá ser acompanhado e monitorizado até 2033, pela Associação Florestal de Ansião, uma das parceiras responsáveis pelo projecto.


No total, os responsáveis da GM dizem que as árvores irão combater 31 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2), correspondentes às emissões feitas por automóveis produzidos que percorram 200 milhões de quilómetros. Já em Outubro passado, a General Motors financiou a plantação de espécies da flora mediterrânica numa área de 5,5 hectares no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano.
 


Aposta na prevenção


Ansião, que possui metade do seu território em área abrangida pela Rede Natura, não tem sido dos concelhos do distrito de Leiria mais atingidos pelos fogos florestais. Fernando Marques, presidente da Câmara Municipal de Ansião, recebeu com agrado a iniciativa da multinacional e o dinamismo que a Associação Florestal local exerceu para que a intervenção se realize. “Ansião vai ficar ainda mais embelezada”, disse.


Entre as medidas de prevenção desenvolvidas pela autarquia, em conjunto com a Associação Florestal e os produtores privados, o autarca adianta que o município tem vindo a proceder à limpeza dos terrenos e à abertura de 150 quilómetros de caminhos florestais no concelho. No que respeita à reflorestação, o responsável salienta que a autarquia não é responsável por uma intervenção directa nos terrenos, já que estes são, na sua maioria, minifúndios e privados, cabendo aos proprietários tal medida.


Conclui, manifestando-se satisfeito por, nos últimos anos, Ansião não ter sido “assolado por fogos florestais”, comparativamente ao que aconteceu em outros concelhos.

 

 

Info:O ECO DE POMBAL, Edição 2772 de 10/04/2008, texto de Marina Guerra