Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

ANSIÃO COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

10.04.08, ansiaonews
 

Tendo como tema principal o Património Religioso e Espaços Sagrados, o MUNICÍPIO DE ANSIÃO e a ADILCAN apresentam diferentes sugestões para a comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

 Assim, inicia-se no dia 18 de Abril (Dia Internacional dos Monumentos e Sítios) um programa que se irá prolongar pelo fim-de-semana.

 

Torre do Castelo dos Condes de Castelo Melhor - Santiago da Guarda

No Dia 18, Sexta-feira, todas as visitas guiadas à Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor, em Santiago da Guarda, serão gratuitas, por este monumento nacional ser um dos ex-libris do Concelho.

Um dos Mosaicos encontrados e expostos no Castelo

Destinado ao público escolar realizar-se-á, da parte da manhã, uma visita a uma Igreja e a uma Capela do Concelho, tal como ao monumento mencionado, no qual haverá um workshop. Para o público em geral, com destaque para o público Sénior, realizaremos a visita aos espaços sagrados da parte da tarde. A selecção das Igrejas e Capelas será decidida com os grupos inscritos, dependendo da disponibilidade dos mesmos, podendo realizar-se visitas em simultâneo a diferentes locais.

Miradouro na Serra do Anjo da Guarda - Pousaflores

“A minha Escola adopta um Monumento” será uma actividade dirigida às Escolas de Primeiro Ciclo, as quais escolherão um Monumento / Igreja / Capela do Concelho, realizando um trabalho sobre o património seleccionado. Todos os trabalhos estarão expostos na Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor, em Santiago da Guarda, do dia 18 de Abril até ao dia 4 de Maio.

Flor da Cuca da Serra

No dia 19, Sábado, a actividade “Chás e chás” será realizada na parte Sul do Concelho, iniciando às 14h00m, com uma visita à Capela da Venda do Negro (Pousaflores), seguida pela recolha de algumas Plantas Aromáticas e Medicinais na Serra do Anjo da Guarda durante uma breve acção de formação /  sensibilização. A visita à Igreja Matriz de Pousaflores será complementada por um acompanhamento musical.

Retábulo do pintor José Malhoa

Após a visita haverá uma caminhada de Pousaflores a Chão de Couce. De seguida haverá uma visita à Igreja Matriz, com explicação do Retábulo da autoria de José Malhoa e com um momento musical. O lanche partilhado concluirá a actividade.

Quinta de Cima - Chão de Couce

 No dia 20, Domingo, a comemoração será feita na parte Norte do Concelho,iniciando às 14h30m, com uma visita à Igreja da Torre de Vale de Todos, seguida de uma visita guiada à Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor, em Santiago da Guarda.

Imagem da Sra da Graça da Igreja de Torre de Vale Todos

Por último haverá um momento musical na Igreja Matriz de Ansião. Durante a tarde realizar-se-á uma pequena caminhada e haverá lanche partilhado no final.

Igreja matriz de Ansião