Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Multinacional automóvel planta quase 130 mil árvores em Ansião

03.04.08, ansiaonews


 

Quase 130 mil árvores vão ser plantadas até ao fim do ano na região de Ansião (Leiria), por iniciativa de uma multinacional de construção de automóveis que assim pretende minimizar o efeito da poluição dos veículos que produz.

 Na apresentação da iniciativa, em Lisboa, a General Motors (GM) disse tratar-se da maior campanha de florestação realizada em Portugal, que vai permitir reter dióxido de carbono da atmosfera correspondente ao emitido por 330 mil viagens de ida e volta de carro entre Lisboa e o Porto.

Ao longo de uma área de 120 hectares serão plantados 55.500 pinheiros bravos, outros tantos carvalhos e 16.700 azinheiras, cujo crescimento irá ser acompanhado e monotorizado ao longo de 25 anos.

No total, os responsáveis da GM dizem que as árvores, que serão plantadas em área de protecção natural (Rede Natura) do concelho de Ansião, distrito de Leiria, irão sequestrar da atmosfera 31 mil toneladas de carbono, correspondentes às emitidas por automóveis que percorram 200 milhões de quilómetros.

O projecto é realizado em parceria com a empresa Carbono Verde, Federação dos Produtores Florestais de Portugal (FPFP) e Associação Florestal de Ansião.

Já em Outubro do ano passado, também em parceria com a Federação dos Produtores Florestais de Portugal, a GM financiou a plantação de espécies da flora mediterrânica e vai assegurar a manutenção por 30 anos de 2.241 árvores no Algarve.

Numa área de 5,5 hectares localizada no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano foram plantados 715 sobreiros, 715 medronheiros, 406 carvalhos e 405 freixos, operação que terminou em Fevereiro passado.
 

 

in:Notícias do Centro | Diário Digital, 2Abr08 | Lusa