Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Mais uma edição do Notícias do Centro

03.02.08, ansiaonews

Miguel Medeiros tutela Protecção Civil no País. Adelino Mendes é Chefe de Gabinete. José Miguel Medeiros tomou posse na sexta-feira, 1 de Fevereiro, como secretário de Estado da Protecção Civil, no Ministério liderado por Rui Pereira. Adelino Mendes, líder concelhio do PS de Pombal e que era seu adjunto no Governo Civil de Leiria, ocupa agora o lugar de Chefe de Gabinete naquela secretaria de Estado. Para governador civil os nomes mais falados são os de Jorge Gonçalves, Fernando Manata ou Paiva de Carvalho.

A população de Leais, na freguesia de Pombal, contesta o troço do Itinerário Complementar nº 2 (IC2 - ex-EN1). Mais propriamente a sinalização que os impede de ter acesso directo às suas habitações, empresas e propriedades agrícolas. Os moradores receberam a visita do director de Estradas de Leiria que garantiu ir procurar uma solução que "satisfaça a maioria".

No concelho de Soure, a autarquia presidida por João Gouveia definiu os apoios a conceder a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Sobretudo quando estão em causa candidaturas apresentadas a programas de apoio governamental, como é o caso do Programa Alargado da Rede de Equipamentos Sociais (PARES). Em reunião de Câmara o executivo deliberou atribuir cerca de 350 mil euros para comparticipar a construção de novas creches e lares de idosos.

Narciso Mota ameaça levar o TGV a tribunal. O presidente da Câmara Municipal de Pombal revelou que tenciona impugnar judicialmente a avaliação de impacte ambiental do troço ferroviário de Alta Velocidade entre a Ota e Pombal, contestando as conclusões do estudo. "Não concordamos com o TGV entre Porto e Lisboa porque há mais onde se gastar dinheiro", diz o autarca social-democrata.

Em Ansião o Conselho Municipal - que reúne representantes da autarquia e de outras entidades - deu luz verde à instalação de uma superfície comercial da ínsignia "Intermarché" na vila. Uma deliberação que contou com a abstenção da Associação Empresarial. A AEDA tem dúvidas quanto ao impacte que aquela loja poderá causar no tecido empresarial do concelho.

No mesmo concelho de Ansião, mas na freguesia de Avelar o problema da insegurança continua na ordem do dia. O presidente da Junta de Freguesia sente-se impotente para resolver o assunto e afirma que a velha ambição de instalar um posto da GNR na vila, "foi uma luta inglória".

Quatro dias antes de sair do Governo, o então ministro da Saúde Correia de Campos visitou o hospitalar de Avelar - onde deixou a garantia de apoio - e inaugurou a Unidade de Cuidados Continuados de Figueiró dos Vinhos. Em resposta ao presidente da Câmara Municipal, Rui Silva, que pediu a instalação de um Serviço de Urgência Básica, Correia de Campos respondeu com a criação de uma Unidade de Saúde Familiar.

Estas, algumas das razões para não perder a leitura do seu Notícias... do Centro.

No local de referência - www.noticiasdocentro.net - as notícias são diárias.