Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Sociedade Filarmónica Santa Cecília de Ansião comemora 105º aniversário

24.02.08, ansiaonews

Com um programa apresentado no Centro Cultural de Ansião, ontem, pelas 21:30, a Sociedade Filarmónica Santa Cecília de Ansião iniciou as comemorações do seu 105º aniversário.

BOURRÉE - Afonso Alves

 

Embora o dia certo fosse  18, uma vez que foi fundada em 18 de Fevereiro de 1903 (consulte Historial),  as comemorações foram adiadas para o fim  de semana mais próximo.

O concerto iniciou-se de uma forma bem humorada, com os alunos  mais jovens da banda a executarem um número alegórico, em que, sob  a música (em play back) de Mozart (Marcha Turca) nos mostraram o quanto trabalho é necessário até colocar uma Filarmónica em perfeita execução.

Apresentaram-nos de seguida um pequeno filme, também ele muito humorado, tentando mostrar um pouco do "mundo dos bastidores" da banda, em que, antes de saber tocar é necessário saber ler, saber cantar... à custa de muita persistência,  muita vontade e dedicação.

O presidente da Filarmónica, prof. Emídio Piedade,  agradeceu a presença de todos, registando um pouco do historial humano da Sociedade.

 

 

Os "pupilos da banda" ainda não têm medida para o boné, mas  já incorporam a vontade e a boa disposição requeridas para fazer parte da Sociedade...

 

Maestrina Susana Henriques

 

E foi a altura de Leonel Antunes apresentar o Historial da Filarmónica, a que se seguiu um programa diverso que teve a intenção de dar uma ideia do valor da Banda e ao mesmo tempo proporcionar uma noite de espectáculo em que todos sairam enriquecidos pelo brilhantismo harmónico que os executantes, músicos jovens e menos jovens, sob a batuta da maestrina Susana Henriques nos brindaram.

 

Durante a interpretação de "Tequila"

 

Foi este o programa do concerto:
Hino da Sociedade  
Industrial  Amilcar Morais
Castles in Spain R. Beck & J. Mabaar
Bourrée    Afonso Alves
Riflessi Michele Netti Arr: Zbysek Bittmar
Tequila Chuck Rio Arr: Mike Story
Sonhos de Portugal  Alberto Madureira
Centenário da Filarm.  Ansianense (2003) Valdemar Sequeira
 

O  concerto terminou, primeiramente com a execução dos "Parabéns a você", seguida do último tema - a Marcha do Centenário, escrita propositadamente por Valdemar Sequeira.

Com uma ovação calorosa de uma sala cheia, seguiram-se os "encores", terminando o concerto com a repetição da bem disposta peça "Tequila".

 

Hoje, 24, as comemorações tiveram como ponto central a Missa em homenagem a todos os que já partiram e ao longo dos tempos fizeram com que a Filarmónica chegasse até nós, seguindo-se  uma romagem ao cemitério da vila, em que a música serena da banda nos fazia recordar aqueles que tantas vezes fizeram soar as ondas sonoras dos velhos instrumentos da Filarmónica Santa Cecília de Ansião.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.