Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Corta Mato Escolar 2007/2008 em Ansião

13.02.08, ansiaonews

No dia 12 de Fevereiro de 2008 realizou-se na Quinta das Lagoas, em Ansião a prova de Corta-Mato Escolar, organizada pela Equipa de Apoio às Escolas de Leiria e Desporto Escolar, com o apoio da Câmara Municipal de Ansião, do Governo Civil de Leiria e Agrupamento de Escolas de Ansião. 

No evento participaram cerca de 2000 alunos provenientes de todo o distrito de Leiria, entre os quais 41 da Escola EB 2,3/S Dr. Pascoal José de Mello de Ansião.

Na organização deste evento tiveram um lugar de destaque o Coordenador do Desporto Escolar, Dr. Vítor Lourenço que, por sua vez, contou com a colaboração de quatro professores de Educação Física do Agrupamento, Dr. Mário Miguel, Dr. Luís Silva, Dr. João Rodrigues e Dr. João Oliveira, e com a ajuda preciosa dos alunos do 12º A e B e também do 7º C.

 
 

Os alunos do 12º A e B, identificados com coletes amarelos, realizaram tarefas variadas, desde estafetas entre chegada dos corredores e Secretariado, tratamento de resultados, distribuição de números identificadores, identificação dos contentores de lixos com as devidas cores, entre outras.  

Os alunos do 7º C, identificados com t-shirts brancas alusivas à protecção do meio ambiente, tinham como função principal responsabilizar e sensibilizar todos os participantes para a limpeza de toda a área do corta-mato, e distribuíram águas aos participantes em vários pontos do percurso. 

 

Fundamental foi também a colaboração dos professores do Agrupamento que acompanharam os alunos inscritos, nomeadamente a Dr.ª Ana Santos, a Dr.ª Helena Pestana e a Dr.ª Elvira Lopes, que valorizaram a iniciativa pela promoção à aquisição de hábitos de vida saudável, e a presença dos alunos Soraia Rodrigues, André Rodrigues e Daniela Rodrigues que, envergando o traje do Rancho Folclórico Infantil Serras de Ansião do qual fazem parte, fizeram a recepção aos convidados e participaram na entrega dos prémios.

 

Num recinto abençoado pela Natureza, verdejante e amplo, com terreno em boas condições, deram início às provas os Infantis A Femininos, 1000 metros, com a participação das alunas do 5º B, Melanie, Patrícia Duarte, Joana Tomás e Marta Santo e a prova de Infantis A Masculinos, 1000 metros.

 

Partida dos Infantis A Femininos 

 

Equipa de Infantis A Femininos de Ansião 

 

Partida dos Infantis A Masculinos

Seguiram-se as provas dos 1500 metros, Escalão B, as provas dos 2000 metros, de Iniciados Femininos e Masculinos, e, finalmente, as provas de Juvenis e Juniores Femininos e de Masculinos

 

A manhã terminou com a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores das provas e contou com a presença de individualidades do Concelho, nomeadamente os Directores das Escolas Particulares, Dr.ª Fátima Marques, Directora do Instituto Vasco da Gama, Dr. Ilídio Batista, Director da ETP Sicó, o Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Ansião, Dr. José Alves Pinto Ferreira, o Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Avelar, Dr. Salazar Pinheiro e o Presidente da Câmara de Ansião, Dr. Fernando Marques.  

 

 

Os alunos que representavam o Agrupamento de Escolas de Ansião participaram em todas as provas e guardaram em casa um e lugares, conquistados pelos alunos Tiago Neves do 6ºC e Luís Carlos do 6ºB, respectivamente, no Escalão Infantis B Masculinos e um lugar na prova por equipas no mesmo Escalão.

Tiago Neves, 6ºC

Finalmente, os participantes regressaram às suas escolas, uns felizes e insuflados pelo orgulho da vitória, outros menos contentes com os resultados, mas todos muito satisfeitos por terem participado num evento grandioso e louvável que reuniu muitas escolas do distrito, promovendo momentos de confraternização, espírito de equipa e partilha.

 

De acordo com o Coordenador do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Ansião, Dr. Vítor Lourenço, a organização foi excelente por parte de todos os intervenientes, tudo correu sem incidentes e, inevitavelmente, manifestou a sua satisfação relativamente aos resultados obtidos por Ansião.

Acrescentou que iniciativas como esta promovem o combate ao insucesso e/ou abandono escolar e contribuem para o desenvolvimento e formação destes jovens.

A encerrar o encontro, a Câmara Municipal de Ansião ofereceu o almoço aos dinamizadores do evento.

 
Info:AB/E2/3Ansião

2 comentários

  • Imagem de perfil

    ansiaonews

    14.02.08

    Talvez sim... Se todos os Doutores deste País fossem remunerados e se dedicassem como a classe dos professores, talvez pudéssemos, dignamente, sermos o País dos Doutores. Lamentavelmente, em Portugal, há outro tipo de Doutores, que usa o nome sem o ser e que, simplesmente, abocanha a maior fatia do nosso pobre orçamento Governamental. Mas, meu caro Dr. House, Doutores são mesmo os professores, porque a palavra original, do latim, (Doctor-Doctoris) quer precisamente dizer: aquele que ensina.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.