Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Nas Comemorações dos 30 anos da Escola EB 2,3/S Dr. Pascoal José de Mello de Ansião ...

13.02.08, ansiaonews

Escola EB 2,3/S

Dr. Pascoal

José de Mello

------------------------

Um pouco da sua história

pelas palavras de

Dr.ª Maria Emília Rodrigues,

Professora aposentada deste Estabelecimento de Ensino, mas no qual ainda tem raízes.

            Até 1971, o único Estabelecimento de Ensino existente na Vila para dar formação aos alunos que pretendessem seguir os seus estudos, era o Colégio Soares Barbosa (Externato António Soares Barbosa). Como Colégio particular que era, só os alunos com alguns recursos económicos o podiam frequentar, devido ao pagamento de uma mensalidade a que estavam sujeitos.

            Tornava-se, pois, urgente a existência de um Estabelecimento de Ensino Público a que todos os alunos pudessem ter acesso. E a ocasião chegou.

            Nos finais do ano de 1970, alguns ansianenses tiveram conhecimento da elaboração de um projecto pelo gabinete do Ministério da Educação, que consistia na criação de 60 escolas públicas, denominadas Escolas Preparatórias do Ensino Secundário, cuja finalidade era proporcional a formação necessária aos alunos que quisessem continuar os seus estudos. Imediatamente o Sr. Presidente da Câmara, ao tempo o Professor Elísio Oliveira, acompanhado pelo Governador Civil do Distrito e por uma comissão de munícipes muito empenhados (não esquecendo o casal Melo, muito influente em todo o processo), rumaram até Lisboa, onde foram recebidos, em audiência previamente marcada, pelo Ministro da Educação, Dr. Veiga Simão, a quem apresentaram a sua petição – criação de uma dessas escolas na sede do concelho.

            Perante as facilidades que lhe foram apresentadas pelo representante da autarquia, inclusive a cedência de instalações onde pudesse começar a funcionar a Escola, logo aí o Ministro prometeu a sua criação e a abertura no ano lectivo imediato, 1971-72.

            Como o prometido é devido, a vila de Ansião foi contemplada com uma das 60 escolas criadas pela Portaria n.º 446/71 de 20 de Agosto, com o nome de Escola Preparatória Dr. Pascoal José de Mello. Logo se abriram inscrições para o 1º ano, sendo constituídas duas turmas. E foi com estas que a Escola começou a funcionar, no Quartel dos Bombeiros Voluntários (adaptado para o efeito), mediante uma renda de 50 contos, convencionada entre o Presidente da Câmara da época, Sr. Américo Gaspar, e o Presidente da Direcção dos Bombeiros, Sr. Júlio da Silva Rodrigues.

            Com o crescente número de inscrições, as salas de aula existentes tornaram-se insuficientes, passando então a funcionar algumas turmas nas instalações do Colégio Soares Barbosa (situado no edifício onde hoje está o Millennium BCP). Havia ainda um terceiro local onde funcionavam as aulas de Trabalhos Manuais - o edifício das antigas Escolas Primárias, cedido, para o efeito, pela Câmara Municipal.

            Para quem trabalhou nestas circunstâncias, sabe bem que não era fácil andar a saltitar de um lado para o outro, limitado pelo horário e, muitas vezes, por condições climatéricas adversas.

            Com todos estes condicionalismos, tornava-se urgente a construção de um edifício que reunisse, num só espaço, toda a Comunidade Escolar.

            E o edifício foi construído e equipado com todo o material considerado necessário para o bom funcionamento da Escola. Foi neste novo espaço mais amplo, com novas instalações, novo equipamento e mais conforto que, a partir de 10 de Janeiro de 1978, se continuaram a movimentar os mesmos professores, os mesmos funcionários e os mesmos alunos, mas…agora mais unidos, porque mais próximos.

 
Info:AB/Esc2/3Ansião

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.