Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Óbidos não votou nas eleições que reelegeram Fernando Marques

07.12.07, ansiaonews
Texto deSílvia Reis
 

As eleições para a Comissão Política Distrital de Leiria do Partido Social Democrata, na passada sexta-feira, tiveram a abstenção forçada dos militantes de Óbidos. Os cadernos eleitorais, remetidos pela secretaria-geral do PSD, não chegaram e, por isso, não houve lugar a qualquer voto na Secção de Óbidos.
“São coisas que acontecem, mas não é normal”, diz ao REGIÃO DE LEIRIA Telmo Faria, presidente da mesa da assembleia da Secção social-democrata de Óbidos.
O responsável admite que pode estar-se perante “um extravio dos Correios” e deu conta do sucedido ao secretário-geral do partido no dia seguinte ao acto eleitoral, que “me informou que todos os cadernos eleitorais foram enviados, no mesmo dia, para todas as secções do distrito”.
O certo é que, mesmo que votassem, os militantes social-democratas não evitariam a reeleição de Fernando Marques, presidente da Câmara Municipal de Ansião.
O autarca ganhou em todos os concelhos do distrito, com excepção de Óbidos (que não votou) e Castanheira de Pêra (em que os quatro votantes optaram pela abstenção). E alcançou uma vitória esmagadora - 1.226 boletins contabilizados a seu favor - contra os 54 obtidos pela lista liderada por Jorge Marques, cuja candidatura surgiu cinco dias antes do acto eleitoral.
Acompanham Fernando Marques na Comissão Política Distrital do PSD e na qualidade de vice-presidentes José António Silva (presidente da Concelhia de Leiria) e Fernando Costa (presidente da Câmara de Caldas da Rainha). Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara de Alcobaça, é o responsável pela mesa da Assembleia Distrital, enquanto José Lalanda Ribeiro (ex-deputado na Assembleia da República) lidera o Conselho de Jurisdição Distrital. Será este responsável, aliás, que terá nas mãos a análise da ausência de votação em Óbidos para as eleições realizadas na última sexta-feira.
Objectivos. Manter a liderança da maioria das autarquias (o PSD conquistou nas últimas eleições autárquicas 12 dos 16 municípios do distrito) é o objectivo de Fernando Marques e da equipa que o acompanha na Comissão Política Distrital. A esta missão acresce uma outra: “contribuir para a formação de uma alternativa credível de Governo do país liderada pelo Partido Social Democrata e pelo seu líder, Luís Filipe Meneses”.
 

in: Região de Leiria, 7Dez2007