Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

José Miguel Medeiros: De Governador Civil a Secretário de Estado

01.02.08, ansiaonews
José Miguel Medeiros, Secretário de Estado da Protecção Civil (fotoJoão Relvas/Lusa)
José Miguel Medeiros,
Secretário de Estado da Protecção Civil
(fotoJoão Relvas/Lusa)
Tem uma intensa experiência partidária na gestão de conflitos internos

O novo secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, era considerado um dos governadores civis exemplares na área da protecção civil, a que se soma uma intensa experiência partidária na gestão de conflitos internos.

A escolha do até agora governador civil de Leiria para substituir Ascenso Simões é considerada uma solução de continuidade até porque José Miguel Medeiros tem relações próximas com figuras do aparelho como Alberto Costa ou António Costa.

José Miguel Medeiros nasceu em Ansião há 47 anos, filho de uma família de tradições republicanas e proprietária de uma farmácia em Avelar, uma das poucas freguesias socialistas num concelho «laranja».

Licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o novo secretário de Estado possui também uma formação adicional em Gestão Pública, tendo sido professor do ensino secundário.

Depois, em 1992 assumiu funções de assessoria política e técnica, primeiro na Câmara de Figueiró dos Vinhos e depois no conselho de gestão do programa Leader.

Começou a assumir funções partidárias pela mão de Júlio Henriques, antigo presidente da Câmara de Castanheira de Pêra, de quem chegou a ser adjunto no Governo Civil.

Candidato derrotado por duas vezes à Câmara de Ansião, José Miguel Medeiros teve mais sucesso nas eleições internas do partido e, no final dos anos 90, conseguiu unificar o PS no distrito de Leiria, tendo sido reeleito por duas vezes presidente da Federação, em listas de consenso, a que se somou o lugar de deputado no Parlamento.

Apoiante de Sócrates nas eleições internas, foi sem surpresa que José Miguel Medeiros foi nomeado governador civil de Leiria, tendo renunciado ao cargo de presidente da Federação de Leiria.

Neste cargo, José Miguel Medeiros procurou manter e reforçar o trabalho que vinha de trás na área da protecção civil e que colocaram Leiria como um dos distritos-modelo na gestão dos meios e estratégias de prevenção.

A vigilância por meio de câmaras e aviões bem como uma maior articulação dos recursos existentes, a que se somaram experiências de silvicultura preventiva são alguns dos pontos mais marcantes da gestão do novo secretário de Estado nesta matéria.

A Agência Lusa tentou obter um comentário de José Miguel Medeiros sobre a sua nomeação mas o novo secretário de Estado remeteu qualquer declaração para depois da posse, hoje às 12:00, pelo Presidente da República.

 
in: Portugal Diário, 1Fev08