Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

João Carlos Rodrigues, professor de Educação Musical na Trafaria

01.01.08, ansiaonews
Com as raízes em Ansião, o prof. João Carlos Rodrigues entregou a sua vida ao ensino da Música para lá do Rio Tejo.

A SIC apresentou hoje uma reportagem inserida no Programa Perdidos e Achados, que é o finalizar de uma notícia iniciada em 1998, relativa a um projecto - Escola de Vida. Dela extraímos o seguinte texto:

"Escola de vida Em 1998, a Escola Básica 2,3 da Trafaria lutava contra a falta de preparação dos alunos, a indisciplina e a droga. A escola era o reflexo desta vila do concelho de Almada, marcada pelas más condições de vida.

Quando a SIC foi conhecer a escola da Trafaria, professores e funcionários lutavam contra o insucesso escolar. Muitos alunos chegavam ao quinto ano sem saber ler e a taxa de reprovação rondava os 50%.

Mas a preocupação ia muito para lá das notas. Era preciso apostar na formação dos jovens enquanto cidadãos e lutar contra a falta de estabilidade no seio das famílias.

Foram vários os casos que ilustraram esta realidade. O Micas, o Márcio, o Osvaldo, a Elsa, o Ricardo… exemplos de indisciplina, notas negativas e falta de motivação.

Mas nem tudo era mau na escola da Trafaria. A directora, Margarida Góis, tentava que todos completassem a escolaridade obrigatória. O professor João Rodrigues ocupava os tempos livres dos jovens com uma banda de música e muita imaginação.

Depois da reportagem da SIC, em 1998, as ajudas começaram a chegar. Primeiro através da Junta de Freguesia da Trafaria e da Câmara Municipal de Almada; depois por via do Ministério da Educação.

Nove anos depois, o “Perdidos e Achados” regressou à Trafaria. Quisemos saber o que mudou no retrato de 1998 e o que é feito do Micas, do Márcio, do Osvaldo, da Elsa e do Ricardo. Será que conseguiram desviar-se do percurso sinuoso que se adivinhava? 

Jornalista: Patrícia Moreira
Imagem: Manuel Chaves
Montagem: João Nunes
Produção: Eduarda Batalheiro; Diana Matias
Coordenação: Sofia Pinto Coelho
Direcção: Alcides Vieira

Sic perdidos e achados

Esta reportagem hoje apresentada cerca das 22:45, foi anteriormente apresentada a 13-10-2007, cuja primeira parte do vídeo aqui registamos:

Primeiro Jornal   13-10-2007
Perdidos e Achados Retrato de uma das escolas mais problemáticas do país
 

 Embora sem a qualidade sonora que desejaríamos (captação directa em frente do écran TV), aqui deixamos registada a parte do programa relacionada com o nosso conterrâneo Prof. João Rodrigues, cujo trabalho musical, digno de todo o nosso aplauso, tem dado os seus frutos junto dos jovens da Trafaria.