Autarquia aguarda decisão do TC sobre empréstimo da Câmara de Lisboa para pedir novo crédito
Leiria, 17 Dez (Lusa) -
A Câmara de Ansião espera a decisão do Tribunal de Contas (TC) sobre o empréstimo pedido pela Câmara de Lisboa para estudar um novo crédito bancário, depois do TC ter chumbado o endividamento daquela autarquia em 1,5 milhões de euros.
"Pedimos dois empréstimos: um para consolidar todas as dívidas numa só; outro para fazermos face a algumas dívidas com empreiteiros e obras e aliviarmos a nossa dívida. O primeiro recebeu parecer positivo do TC, o outro não, alegando o tribunal que era para obras que estavam concluídas. Não temos nada a opor nem muitos comentários a fazer", disse à Agência Lusa o presidente da Câmara de Ansião, Fernando Marques (PSD).
O autarca admite pedir um novo empréstimo no início do ano: "Vamos fazer um estudo económico para apresentarmos um outro pedido. Mas primeiro vamos aguardar com alguma expectativa o parecer do TC sobre o pedido de empréstimo feito pela Câmara Municipal de Lisboa, que fará jurisprudência. Se for aprovado e se necessitarmos de pedir um novo empréstimo, recorreremos ao mesmo artigo".
Fernando Marques sublinha ainda que o chumbo do TC ao empréstimo solicitado não complica a situação da autarquia, porque "temos a dívida controlada e contratada com os fornecedores".
Os 1,5 milhões de euros serviriam para "termos alguma liquidez" e "acelerar alguns pagamentos".
O empréstimo de 1,5 milhões de euros pedido pela Câmara de Ansião foi chumbado pelo TC fundamentando que o mesmo "consubstancia uma consolidação de passivos (...) aumentando indiscutivelmente o grau de endividamento líquido da autarquia".
A Câmara de Ansião excedeu os limites de endividamento líquido em 2006, sofrendo este ano a retenção de fundos do Orçamento de Estado.
MLE/AH
Lusa/Fim