Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Governo promete carro de combate aos fogos

17.12.07, ansiaonews
António Rosado

Uma viatura com um valor de 150 mil euros foi, ontem, prometida pelo secretário de Estado da Administração Interna, em dia de festa dos Bombeiros Voluntários.

A promessa foi recebida como se de uma prenda de Natal se tratasse. “Há anos que vinhamos a fazer este pedido”, desabafou o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ansião, Rui Rocha, depois de ter ouvido o secretário de Estado Ascenso Simões garantir que no próximo ano será entregue a esta corporação uma viatura de combate a incêndios florestais. A ocasião também não era para menos. A instituição assinalou ontem meio centenário de vida, sendo agraciada com a medalha em prata de Mérito de Protecção Civil e Socorro, juntamente com um cheque de um subsídio adicionar de 10 mil euros. Este dinheiro é apenas uma pequena fatia daquilo que os bombeiros de Ansião esperam gastar na execução da grande prioridade da actual direcção: as obras de ampliação do quartel, orçamentadas em cerca de 250 mil euros. Também neste âmbito os “soldados da paz” tentaram sensibilizar o governante para uma candidatura a apresentar aos subsídios comunitários do Quadro Estratégico de Referência Nacional (QREN).

Bombeiros agraciados
Entretanto, a autarquia de Ansião já ofereceu o terreno aos bombeiros para construir a ampliação das instalações, com cerca de quatro mil metros quadrados, onde já estão a ser realizadas as terraplanagens. Quanto ao veículo de combate aos fogos florestais, a direcção dos bombeiros de Ansião ficou sem saber se será completamente paga pelo Governo, ou se a instituição terá de compaticipar a sua aquisição.
Na sessão solene de ontem, a associação humanitária aproveitou o ocasião para atribuir ao ex–chefe dos operacionais, Silvério Costa, o crachá da Liga dos Bombeiros Portugueses e ao actual comandante, Neves Marques, a medalha de Serviços Distintos, ambos em ouro. Idêntica condecoração foi atribuída à Câmara Municipal de Ansião. O chefe da autarquia, Fernando Marques, aproveitou o momento para lembrar as obras realizadas na abertura de caminhos florestais e construção de pontos de água, que nos últimos três anos representam um investimento de 2,2 milhões de euros, comparticipados por fundos comunitários.

Por sua vez, o secretário de Estado da Administração Interna alertou para alguns desajustamentos existentes na rede de protecção civil do país, considerando que “não pretendemos ter todos os veículos em todo o lados”, dando como exemplo veículos estacionados em quarteis de bombeiros que “nunca de lá saem durante um ano inteiro”.


In: Diário As Beiras, 17Dez07

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.