Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2007

Cursos de Especialização Tecnológica com procura elevada

ETP SICÓ - OFERTA FORMATIVA
António Rosado, Jornal As Beiras

As parcerias entre a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó e os institutos superiores de Engenharia de Coimbra e Politécnico de Leiria abriram portas à multiplicação de CET´s.

Os cursos de nível IV de “Aplicações Informáticas de Gestão” e “Tecnologia Automóvel – Gestão de Oficina” vão juntar-se, a partir da próxima segunda-feira, a outros dois de formação pós-secundária que já estão a ser leccionados nas instalações da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (ETPSicó). Esta oferta formativa resulta de parcerias estabelecidas entre a referida escola profissional e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), que estão na origem dos cursos de “Construção e Administração de Websites” (leccionado na sede em Avelar) e “Condução e Acompanhamento de Obra” (no pólo de Alvaiázere), a decorrer no presente ano lectivo.
Os acordos entretanto estabelecidos com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra vã permitir que no início de 2008 possa a arrancar o curso de “Robótica e Controlo Industrial”, que completará o naipe de cinco ofertas formativas deste nível de Especialização Tecnológica.
O director pedagógico da escola e coordenador dos cursos de nível IV, Luís Rocha, considera que “estes cursos são mais adequados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo que facilitam o prosseguimento de estudos, através de vagas específicas, embora limitadas, seja no IPL, seja no ISEC”. Por esse motivo a procura por parte dos formandos é muito grande, não só entre aqueles que têm o 12.º ano completo ou equivalente através de uma escola profissional, como também os maiores de 23 anos com experiência profissional relevante. As crescentes necessidades do tecido sócio-económico, que exigem cada vez mais quadros intermédios dispostos a enfrentar os desafios de um mercado de trabalho em permanente mutação, estão na origem desta “política estratégica de reestruturação da oferta formativa, adequada às novas exigências”. Os cursos de nível IV da ETPSICÓ funcionam em turmas com um número que oscila entre 15 e 24 formandos, limite máximo que foi atingido, por exemplo, nocurso de “Tecnologia Automóvel”, que arranca dentro de quatro dias nas instalações sede da escola no Avelar. Nos restantes casos ainda estão a ser aceites inscrições através de um portal específico do IPL na Internet.
Da experiência do passado, em que foi a própria ETPSICÓ que promoveu cursos deste tipo, “80 por cento das pessoas estão colocadas no mercado de trabalho”, garante Luís Rocha, o que diz bem da receptividade deste tipo de formações por parte dos empregadores. Como instituições promotoras da iniciativa, cabe aos institutos superiores parceiros, em conselho científico, a definição do plano de estudos em vigor.
Estes cursos têm por objectivo aprofundar o nível de conhecimentos científicos e tecnológicos e o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.

Centro de Novas Oportunidades

Ainda recentemente a ETPSICÓ foi palco da sessão pública de entrega de Certificados e de Computadores a adultos inscritos ou em processo RVCC, cerimónia em que esteve presente João Tiago Silveira, secretário de Estado da Justiça. Esta presença de um membro do Governo foi interpretada como a demonstração do empenho do Governo no projecto de Novas Oportunidade. Na ocasião, 50 adultos pertencentes a vários Centros Novas Oportunidades do distrito de Leiria receberam um computador portátil, enquanto outros 20 receberam formalmente o diploma de conclusão do 9º ano de escolaridade.

Esta Sessão, enquadrada nos Programas Novas Oportunidades e e-Oportunidades representou simbolicamente o esforço que é necessário empreender para que, ao longo da próxima décadas, o 12.º ano de escolaridade seja o patamar mínimo de formação dos portugueses, tal como facilitar o acesso às Novas Tecnologias. Na ocasião, Edite Ferreira, directora do Centro Novas Oportunidades da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, constatou que “as características de interioridade, onde a escolaridade é pouco valorizada pelas famílias, (...) a pouca mobilidade, a falta de recursos e a baixa auto-estima de muitos dos jovens e adultos que nos procuram, têm sido uma batalha constante, mas no meu entender levada a bom porto, com o empenho e a dedicação de toda a equipa que dá rosto a este Centro.

ETPSICÓ - Formação ao longo da vida

As exigências da vida moderna e do actual mercado de trabalho conferem real significado à expressão: “Não há idade para aprender”. A ETPSICÓ dá corpo a esse desafio permanente.

A Escola Tecnológica e Profissional de Sicó – abrangendo os concelhos de Ansião (com a sede localizada na localidade de Avelar), Penela e Alvaiázere – agarrou com ambas as mãos o desígnio nacional proposto pelo actual Governo português de criar “Novas Oportunidades” de formação para todos. O director da escola, Ilídio Baptista, considera que “a estratégia de acção deve dar prioridade à formação de activos, bem como aos cursos de especialização tecnológica”. Neste âmbito, a instituição criou o Centro de Novas Oportunidades, em que o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) assume especial protagonismo com a certificação de 360 adultos, ao nível do 9.º ano de estudos, e 517 inscritos ao nível da certificação do ensino secundário, processo que está a decorrer desde Setembro último.

Este rumo levou a que os cursos tradicionais de formação profissional, que estiveram na génese deste tipo de escolas há 18 anos atrás, apenas representem, na ETPSICÓ, 45 por cento do número de formandos, quando há três anos atrás preenchiam 93 por cento dos alunos existentes. Esta alteração de paradigma não significou, contudo, segundo o director, que se tivesse registado uma quebra do número de alunos nos cursos profissionais com duração de três anos (do 10.º ao 12.º ano de escolaridade). “O que se passou é que houve uma grande procura de formação por parte de adultos”, explica Ilídio Baptista. Sendo assim, a ETPSICÓ mantém os 275 alunos em cursos profissionais, 169 dos quais nas instalações-sede do Avelar, 52 no pólo de Alvaiázere e 54 no pólo de Penela. Por outro lado, no âmbito das diversas ofertas formativas enquadradas no projecto Novas Oportunidades, o número de adultos atinge já a cifra de 1750. Foi a partir de Setembro de 2005 que a se multiplicaram nesta escola as diversas ofertas formativas, seguindo a directiva que pretende “promover a qualificação dos portugueses”.

Ligar Sicó

Outras linhas de acção desta escola profissional passam pela formação de activos fora das quatro paredes de cada um dos três edifícios da instituição. Neste quadro, o responsável máximo destaca o trabalho que está a ser feito na Certificação de Qualidade na Câmara de Alvaiázere e o desenvolvimento de competências no âmbito do projecto Ligar Sicó, financiado pelo Plano Ligar Portugal: Depois de um diagnóstico feito nas empresas da região, tornou-se evidente que era necessário dar resposta à falta de conhecimentos revelados na área das novas tecnologias por centenas de funcionários, mas também desempregados e reformados. Por isso foram implementados 14 cursos na área da informática que já percorreram grande do território em 33 acções de formação, abarcando áreas que vão desde a “Introdução de Folha de Cálculo-Excel” até à “Instalação e Manutenção de Redes” e “Criação de Páginas Internet”.
O director da instituição não quer fazer uma análise comparativa do trabalho realizado ao longo desta década e meia de existência, relativamente a outras escolas profissionais, afirmando que “é aos empresários e empregadores que compete fazer essa avaliação”, mas sempre vai dizendo que “se a escola tem uma imagem positiva isso deve-se à qualidade profissional revelada pelos alunos que daqui saem”. Por outro lado revela que há uma metodologia própria baseada no facto de constatar que “o saber tem o seu peso, mas tão importante do que isso é saber-estar, por isso damos também formação para os valores e atitudes”.

Projecção para o futuro

As adaptações a que a ETPSICÓ se sujeitou, de acordo com os sinais dos tempos, levou a que a escola fosse crescendo, não só no que diz respeito ao número de alunos e formandos, como também na necessidade de recrutar mais docentes e até mesmo ampliar as instalações. Ilídio Baptista adiantou a DIÁRIO As BEIRAS que existe um projecto de adaptação de um pavilhão devoluto existente nas traseiras do edifício-sede no Avelar para esse fim. Essa será a única e derradeira solução de ampliação das instalações no actual local, uma vez que a escola se encontra em plena área urbana, ocupando as instalações de uma antiga fábrica. As obras vão permitir a conquista de 1.200 metros quadrados de área, em três pisos, num investimento de cerca de 600 mil euros e que “vão suprir as necessidades de espaço dos próximos anos”.

Na realidade, as perspectivas da instituição são muito optimistas atendendo a que se a avizinha o período de candidaturas ao Quadro Estratégico de Referência Nacional (QREN), instrumento que permitirá o acesso a financiamentos comunitários que, como é público, privilegiará a formação de recursos humanos. Mas até que comece a chegar o dinheiro, ainda deverão faltar alguns meses, facto que está a deixar este tipo de instituições com a corda na garganta. Nesta situação “resta o recurso ao crédito bancário” queixa-se o director, lamentando que “os encargos com os juros nestes casos não sejam elegíveis como despesas”, revelando-se um encargo financeiro muito ingrato e levando mesmo a dificuldades de tesouraria que colocam em causa a capacidade de endividamento. Essa não será, todavia, uma limitação para que a escola continue a dar resposta “as desígnios exigidos pela sociedade actual”, participando na concretização das metas definidas a nível nacional para a formação maciça de activos e participando na tarefa de colocar todos os jovens no sistema educativo, metade dos quais no ensino profissional.

 
in: Jornal As Beiras, 12Dez07
publicado por ansiaonews às 10:17

link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De neubi a 18 de Julho de 2010 às 23:10
A Licenciatura em Engª Electromecânica fornece uma formação de banda larga que tem sido muito apreciada pelas empresas. Neste momento a taxa de desemprego é negativa (i.e. existem mais ofertas de emprego do que engenheiros disponíveis para elas, segundo dados certificados pelo centro de emprego)
Trata-se de uma formação interdisciplinar no domínio da alta tecnologia, o curso é concebido como uma sinergia que integra a formação em: Electrotécnia/Electrónica, Mecânica e Energia, Robótica, Automação e Informática.
Após completar o curso o futuro engenheiro terá adquirido:
1. Conhecimentos sobre o projecto de sistemas electromecânicos através da participação num projecto de elevada complexidade.
2. Elevadas capacidades analíticas e de aplicação de conhecimentos nas áreas da informática, automação, controlo de sistemas, mecânica aplicada, elementos de máquinas, termodinâmica e energia, electrotécnia, instrumentação e electrónica.
3. Capacidades de liderança e de integração em equipas.
4. Um elevado nível de conhecimentos de base que permitam a formação a nível de pós-graduação.
http://webx.ubi.pt/~d1elmec/

Comentar post

.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
17
18
19
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

.pesquisar

 

.Notícias recentes

. Ana Luísa Bernardino repr...

. As últimas notícias KB (Q...

. ETPSICÓ efectua Acção de ...

. Autora do livro «A Rainha...

. União Desportiva de Santi...

. DR. JOSÉ EMÍDIO MEDEIROS ...

. Dia da ETP Sicó - 16 de O...

. ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS: PSD...

. ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS em 1...

. Associação "Os Moscardos"...

. Conhece a utilidade deste...

. Legislativas 2009, em Ans...

. Fernando Marques, depois ...

. Feira na Torre de Vale T...

. AEDA celebrou dia do Empr...

. ACREP de Pousaflores edit...

. Largada Nocturna nas VII ...

. O Nuno Escapa à Gripe A

. Fernando Marques, preside...

. Hino da Campanha PSD de ...

. JSD celebra início da cam...

. Conheça as propostas ele...

. António José Domingues ap...

. Rui Rocha apresenta compr...

. Factura da EDP (LUZ) : Po...

.arquivos

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Março 2003

.Sobre Ansião News

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds