Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Edição do livro da História dos 50 anos dos Bombeiros de Ansião, autoria do Dr. Manuel Augusto Dias

08.12.07, ansiaonews
 

A sessão foi aberta pelo actual Presidente da Direcção da Associação Humanitária, Dr. Rui Rocha, que, dando uma perspectiva das diligências que foram necessárias para que esta obra pudesse estar agora terminada, aproveitou a oportunidade para agradecer e homenagear o autor, Dr. Manuel Augusto Dias.

Coube ao Sr. Presidente da Câmara de Ansião, Dr. Fernando Marques, aqui  no cargo de Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária, fazer  uma apresentação relacionada com o lançamento do livro invocativo dos 50 anos de história dos Bombeiros de Ansião.

Depois de apresentar resumidamente um pouco da vida do autor, Dr. Manuel Augusto Dias, procurou referir alguns dos pormenores do livro. Podemos escutar o seu discurso em informação vídeo que acrescentaremos a esta notícia.

 

O autor, Dr. Manuel Augusto Dias  descreveu também alguns dos pormenores acerca da realização deste trabalho editorial, acentuando também alguns pormenores do mesmo.

A sessão foi encerrada pelo Sr. Adjunto do Governador Civil de Leiria.

No final, o autor assinou muitos dos livros daqueles que estiveram presentes, como o caso do  Dr. Manuel  Maria Melo Júnior, aliás, um dos homenageados da tarde.

 

O livro em causa,- 50 anos /1957-2007/Bombeiros de Ansião -  com 312 páginas, teve o apoio da Câmara Municipal de Ansião e Caixa de Crédito Agrícola Serras de Ansião. Foi editado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ansião, com data de Dezembro 2007, ISBN nº 978-989-20-0957-5, Depósito Legal nº 268287/07, 1º edição, e execução na gráfica Quilate  - Albergaria dos Doze.

 

O livro inicia com algumas mensagens - Secretário de Estado da Protecção Civil Ascenso Simões, Governador Civil de Leiria, José Miguel Medeiros, Presidente da Câmara de Ansião, Fernando Marques, Presidente  do Conselho Executivo dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, Comandante Operacional Distrital, José Manuel Moura, Comandante dos Bombeiros de Ansião, António Neves Marques, e Presidente da Direcção dos Bombeiros de Ansião, Rui Rocha - seguindo-se o índice . Depois da Introdução do autor, o livro apresenta mais dois capítulos.

 

Comandante actual: A.Neves Marques

Presidente actual: Rui Rocha

O segundo fala da História dos Bombeiros em Portugal, sendo o terceiro capítulo - A Fundação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ansião - o principal que se divide em vários sub capítulos com a seguinte ordem:

3.1 Os primeiros estatutos

3.2 Criação do Corpo Activo de Bombeiros

3.3 Os Comandantes : Artur Freire da Paz, Silvério Simões Costa, Carlos Duarte Faveiro, António José Neves Marques.

3.4 50 anos em Plena Actividade

3.5 Testemunho de alguns Bombeiros Fundadores

3.6 A construção do Quartel

3.7 As Festas da Vila

3.8 As contas

3.9 Os corpos gerentes

3.10 Conclusão.

Na Guarda de Honra ao Presidente da República (21Março2000)

 

Américo Santo, um dos beneméritos da  Associação

 

 

1º Comandante Artur Freire da Paz

(1958-1993)

 Fernando R. Silva (1975-1988)

 Manuel Júlio Marques (1989-2005)

O livro termina com uma Cronologia da actividade da Associação, desde o dia 20 de Dezembro de 1957 até à data actual, terminando com a indicação da Sessão solene comemorativa das "Bodas de Ouro" da Corporação.

Complementa-se ainda com os Estatutos da Associação, compostos por X capítulos e 73 artigos.

Possui, além de toda esta descrição histórica, um amplo sortido de fotografias, quer  de membros, bombeiros e comandantes, ao longo dos tempos, quer de actividades da Corporação, quer das viaturas que desde início foram fazendo parte do acervo da Associação.

 

 

 

 

 

 

 

 

O livro está à venda por 20 euros. Recomenda-se a todos aqueles que amam Ansião, o mesmo será dizer, as suas Associações, que abnegadamente se impõem pela sua acção em benefício de todos, sem intenção de mostrarem lucro pecuniário aos seus sócios, mas sim, sempre, o espírito de serviço. Neste aniversário de Bodas de Ouro, será, pois, uma óptima prenda de Natal que poderão oferecer aos  vossos amigos, como recordação de Ansião.

A.Simões