Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Curso EFA B3 de Serviço de mesa apresenta almoço com todas as regras de aprendizagem

07.12.07, ansiaonews
 

Na casa dos amigos de Erbach, o curso de Formação EFA B3 de Serviço de Mesa, administrado pela Profiforma e com o apoio da AEDA, apresentou, dia 5 de Dezembro, um almoço, em que os formandos procuraram aplicar todas as normas que o curso lhes proporciona. Assim, tivemos ocasião de apreciar o cerimonial e a correcta disposição de todas as partes  que compõem uma mesa de almoço, desde os talheres, guardanapos, pratos, copos, até à forma como os serventes (formandos) se apresentavam e as informações que prestavam sobre os produtos e sua preparação.

 

 

 

Este almoço foi ocasião para o grupo apresentar o resultado do seu trabalho, com várias informações acerca do curso e a sua implantação na região de Ansião, na procura de uma gastronomia regional que possa fundamentar muitos dos pratos que se confeccionam nos  restaurantes locais.

 
 

Esperamos agora encontrar estes formandos nos locais onde habitualmente tomamos as nossas refeições, de modo a que, pouco a pouco, possamos ter serviços de restauração em que todos os funcionários sejam pessoas formadas e conscientes do seu papel profissional.

É muito comum serventes de mesa a quem perguntamos de que se compõe determinado prato e a resposta ser, "não sei bem", ou "espere que vou perguntar à cozinha", além de serem esquecidos muitos pormenores de serviço e de atendimento que urge corrigir.

Resta acrescentar que a AEDA em colaboração com a Profiforma tem vindo a proporcionar vários cursos formativos, nomeadamente da Rede alfa.com, a fim de que possamos, gradualmente, ter  uma camada social muito mais formada, procurando  a equiparação com o resto da Europa, na qual queremos estar , conscientes de que, neste mundo concorrencial, só equipas bem formadas podem competir em igualdade de circunstâncias com os povos mais desenvolvidos.

António Simões