Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Misericórdia vai a votos para novo mandato

15.11.07, ansiaonews

 António Rosado

O actual tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia de Ansião anunciou a sua candidatura a provedor da instituição. Por agora ainda não surgiram listas alternativas.

 A actual mesa directiva da Misericórdia de Ansião já anunciou uma equipa de continuidade para o triénio 2008/2011. Leonel Antunes, que exerce funções de tesoureiro no mandato que agora está a terminar, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS que se vai apresentar a sufrágio na Assembleia–Geral agendada para dentro de um mês, a 14 de Dezembro.

Depois de 18 anos a funcionar como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), a Misericórdia encontra–se num ponto de viragem, atendendo a que foi contemplada com um financiamento governamental do Programa PARES para construção de um novo edifício do centro infantil, beneficiando de um apoio de 266 mil euros. “Não é altura para destabilizações que coloquem em causa este investimento e outros em que a instituição está envolvida”, defendeu Leonel Antunes, que é também assessor do presidente do Município de Ansião.
 Perante a existência de rumores quanto à possibilidade de, até ao dia do escrutínio, poder surgir uma lista concorrente, o candidato afirma apenas estar preocupado com a dignificação da Santa Casa, “algumas vezes denegrida no passado”, acrescentando que “há um financiamento aprovado e logo uma inauguração em perspectiva. Assim é natural que, agora que o trabalho mais difícil está feito, muita gente se possa sentir atraída”.
 
 Presidente não conhece listas alternativas


 Contactado pelo DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente da Assembleia–Geral da instituição, o médico Simões Lopes, negou ter conhecimento de qualquer outra candidatura à direcção, afirmando não ter pretensão de se sentar no lugar de provedor.
 Sendo assim, o até agora único candidato faz um balanço positivo dos último mandato, recordando que “há três anos chovia dentro do edifício do lar de idosos, a canalização de água estava podre e, no Inverno, mal se notava que ali havia um sistema de aquecimento”. Na sua perspectiva, “foram estas e outras carências que levaram a um esforço de investimento na requalificação do lar, que incluiu também novo mobiliário nos quartos dos utentes, melhor iluminação, novas instalações sanitárias e a total reconversão da cozinha”, num investimento superior a 150 mil euros.

“Uma vitória recente foi termos conseguido manter em funcionamento o ATL, quando já havia mães a ponderar abandonar os empregos por não terem quem lhes ficasse com os filhos”, conclui Leonel Antunes.

De acordo com a candidatura apresentada, Prates Miguel deverá avançar para a presidência da Assembleia–Geral e José Costa para o Conselho Fiscal. A equipa inclui ainda nomes como José Carlos Murtinho e Antero Morgado, há muito ligados à instituição.

Referindo que se trata de “uma lista de gente dinâmica e disponível”, o candidato a provedor destaca a coesão e o espírito de grupo já existente, com a presença de Rui Godinho e Sofia Gaspar, elementos da actual Mesa Directiva, sem os quais “nunca equacionaria sequer candidatar–me” e também “o apoio expresso de muitas personalidades com uma presença activa e altruísta na Santa Casa”, instituição que conta com cerca de meio milhar de “irmãos”.


in: As Beiras, 15Nov07

Santa Casa da Misericórdia de Ansião