Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

CERIMÓNIA OFICIAL DE ENTREGA DE DIPLOMAS E DE COMPUTADORES

01.09.07, ansiaonews
Distrito de Leiria |
Cerimónia oficial de entrega de diplomas e de computadores

João Tiago Silveira, Secretário de Estado da Justiça, presidiu à Sessão Pública de entrega de Certificados e de Computadores a adultos inscritos ou em processo RVCC, que decorreu na sede da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, em Avelar, concelho de Ansião, no passado sábado, dia 1 de Setembro, pelas 11h.
            Na Sessão estiveram presentes 70 adultos pertencentes a vários Centros Novas Oportunidades do distrito de Leiria, sendo que 20 dos quais receberam formalmente o diploma de conclusão do 9º ano de escolaridade e 50 receberam um computador portátil.
            Esta Sessão, enquadrada nos Programas Novas Oportunidades e e-Oportunidades, resultou de uma iniciativa promovida pelo Governo, em parceria com a Agência Nacional para a Qualificação, decorrendo em simultâneo nos 18 distritos de Portugal Continental.
            Presentes estiveram também o Presidente de Câmara Municipal de Ansião, Fernando Marques, e o Governador Civil do Distrito de Leiria, José Miguel Medeiros, que formal ou informalmente felicitaram os adultos envolvidos no processo.
            Fazer do 12º ano de escolaridade o patamar mínimo de formação dos Portugueses e facilitar o acesso às Novas Tecnologias são os grandes objectivos do Governo, que pretende assim promover os níveis de competências da população adulta portuguesa. Edite Ferreira, Directora do Centro Novas Oportunidades da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, reiterou esta ideia acrescentando as particularidades da região onde se insere o Centro. Segundo a própria, “as características de interioridade, onde a escolaridade é pouco valorizada pelas famílias, (…) a pouca mobilidade, a falta de recursos e a baixa auto-estima de muitos dos jovens e adultos que nos procuram, têm sido uma batalha constante, mas no meu entender levada a bom porto, com o empenho e a dedicação de toda a equipa que dá rosto a este Centro.”
            João Tiago Silveira, por sua vez, encerrou a Sessão deixando palavras de estímulo e de confiança no que respeita à evolução económico-social do país, através nomeadamente da qualificação dos seus recursos humanos.
            Na globalidade, esta Sessão reforçou a necessidade da aprendizagem ao longo da vida, com especial destaque para a valorização das competências de cada um.

Nota de imprensa da ETPSICÓ (Sandra Santos)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.