Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Cimenteira propõe-se ser instalada nos limites do concelho de Ansião, a 100 m de Aguda

25.07.08, ansiaonews

Cimenteira pode criar 250 empregos

cimenteira de Loulé

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos está a apoiar a construção de uma cimenteira nos limites dos concelhos de Figueiró e Ansião, próximo da praia fluvial das Fragas de São Simão e de Casal de São Simão.

A empresa, localizada no topo de um monte, a cerca de 100 metros da aldeia de Aguda, é alvo de uma candidatura a Projecto de Interesse Nacional (PIN), cujo pedido foi diferido pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

A expectativa é que sejam investidos 166 milhões de euros e criados 250 postos de trabalho. Contudo, a associação ambientalista Quercus, está a alertar para o impacto que a criação de uma cimenteira terá na qualidade de vida e riscos para o ambiente.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Álvaro Gonçalves, a Aguda é a zona com menos impacto, e a empresa irá utilizar tecnologia de ponta para preservar o ambiente.

Mas, segundo Domingos Patacho, responsável regional da Quercus, “as poeiras podem diminuir a qualidade de vida das pessoas”.
A Quercus alerta ainda que a pedreira, localizada a cerca de seis quilómetros da cimenteira, na freguesia de Chão de Couce, Ansião, colocará em risco uma área de Rede Natura 2000 e espécies protegidas.

 
Info: Eco de Pombal, ed. 2787, 24 de Julho de 2008
Consulte: Como se produz o cimento?

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    MA

    28.07.08

    Não deve ter percebido o que escrevi.
    Uma CIMENTEIRA é um local para produzir cimento. Como as que existem em Souselas, na Maceira, Loulé, Outão e outras.
    O que eu disse foi que o calcário existente na nossa zona não serve para produzir cimento. Para produzir cimento o calcário deve ter uma certa percentagem de argila.
    Por isso é que questionei se não terá havido algum engano por parte da imprensa regional e se não se tratará de uma CENTRAL DE BETÃO.
    Uma CENTRAL DE BETÃO é um local onde se produz betão e que é distribuído por aqueles camiões betoneiras. Para produzir betão é necessário cimento, areia, água e BRITA. A britadeira existente no Camporês, e que ao que parece foi adquirida pelos senhores espanhóis, produz boa brita para betão.
    É claro que também me preocupo com o impacte ambiental que a zona sofre mas primeiro gostava de ver esclarecida esta questão.
    Fiz-me entender?
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.