Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Cimenteira propõe-se ser instalada nos limites do concelho de Ansião, a 100 m de Aguda

25.07.08, ansiaonews

Cimenteira pode criar 250 empregos

cimenteira de Loulé

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos está a apoiar a construção de uma cimenteira nos limites dos concelhos de Figueiró e Ansião, próximo da praia fluvial das Fragas de São Simão e de Casal de São Simão.

A empresa, localizada no topo de um monte, a cerca de 100 metros da aldeia de Aguda, é alvo de uma candidatura a Projecto de Interesse Nacional (PIN), cujo pedido foi diferido pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

A expectativa é que sejam investidos 166 milhões de euros e criados 250 postos de trabalho. Contudo, a associação ambientalista Quercus, está a alertar para o impacto que a criação de uma cimenteira terá na qualidade de vida e riscos para o ambiente.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Álvaro Gonçalves, a Aguda é a zona com menos impacto, e a empresa irá utilizar tecnologia de ponta para preservar o ambiente.

Mas, segundo Domingos Patacho, responsável regional da Quercus, “as poeiras podem diminuir a qualidade de vida das pessoas”.
A Quercus alerta ainda que a pedreira, localizada a cerca de seis quilómetros da cimenteira, na freguesia de Chão de Couce, Ansião, colocará em risco uma área de Rede Natura 2000 e espécies protegidas.

 
Info: Eco de Pombal, ed. 2787, 24 de Julho de 2008
Consulte: Como se produz o cimento?

10 comentários

Comentar post