Segunda-feira, 30 de Junho de 2008

Marchas Populares agitaram noite de S. Pedro em Ansião

Ansião há muito que perdeu a tradição de se engalanar pelos Santos Populares.
Como se diz: "A tradição já não é o que era". 

O largo em frente à Ponte foi transformado em espaço das Marchas, ou seja num "Marchódromo"

No entanto, nos concelhos limítrofes as Marchas Populares vão de "vento em popa", muitas vezes enriquecidas com a ajuda de elementos do nosso concelho.
Ou são  músicos das filarmónicas de Ansião ou Avelar que se juntam para tomar parte da tocada da marcha, ou são os  compositores que, anos a fio, vão compondo novas  Marchas e que fazem parte do espólio cultural dessas freguesias, facto que deixaremos para posterior notícia, pela importância cultural que ela me parece ter.

Desta forma, é de louvar a acção da Sociedade Filarmónica Santa Cecília ao ter a iniciativa de começar a reactivar esta antiga tradição.

Este ano, só com uma Marcha do Concelho - ATL da Santa Casa da Misericórdia, mas com 3 Marchas oriundas de Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere, que facilmente poderíamos emparceirar  com as  grandes Marchas de Lisboa.

 
E as 4 marchas, depois de descerem pelas ruas da Vila, apresentaram-se no "marchódromo" Municipal, espaço adaptado junto à secular ponte de Ansião, construída, talvez,  para que S. Pedro pudesse sair da sua capelinha e visitar a Igreja Paroquial, em cerimónia processional que, também este ano foi  cumprida.
Feitas as apresentações, cada Marcha teve oportunidade de exercitar todas as composições coreogáficas, desenhadas ao som da música da tocata, que acompanhava as vozes que davam corpo ao sentido da marcha.
E os temas das mesmas eram muito actuais.
MARCHA DO ATL DA  SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ANSIÃO
 

A Marcha do ATL da Santa Casa da Misericórdia, nos seus tons azuis e brancos, é uma aposta na criação da tradição (de pequenino se torce o pepino), com a Marcha composta  pela Maestrina Susana Henriques e letra do actual Provedor, Leonel Antunes e coreografia das prof. Rita e prof. Regina, com a colaboração da auxiliar, Graça.

 
MARCHA DO BARREIRO, FIGUEIRÓ DOS VINHOS
Seguiu-se a marcha do Barreiro - Figueiró dos Vinhos, orientada pelo Sr. Júlio Leitão. Os  tons dourados dos  trajes prestavam homenagem ao seu S. João, que o grupo entoava em coro, enquanto rodopiava, num simbolismo de velas de moinho.
 
 

 

O Sr. Júlio Leitão recebeu o troféu oferecido- a imagem da Rainha Santa-, das mãos do presidente da Filarmónica de Ansião, Sr. Grunho.

MARCHA DE PUSSOS, ALVAIÁZERE

A Marcha de Pussos, Alvaiázere, apresentou a curiosa coreografia representativa de uma das mais tradicionais feiras regionais - a feira dos Cabaços, que se realiza todas as semanas à 2ª feira - em que os arcos centravam uma pequena gaiola com os animais de capoeira que as gentes costumavam levar para vender, nos tempos em que a ASAE não existia.

 

Foi um dos pontos altos desta noite, em que os marchantes representaram  teatralmente o que se passava nessa feira, graças às coreografias do já muito experiente nestas lidas, Padre Carlos Furtado.

MARCHA DO BAIRRO NOVO, FIGUEIRÓ DOS VINHOS

Por último, foi a vez  da Marcha do Bairro Novo, Figueiró dos Vinhos, que, caso Portugal tivesse estado presente na final do campeonato Europeu, teria aqui uma coreografia em cima do acontecimento.

Com efeito, esta  Marcha tinha por tema a Selecção Nacional, em que a Bola foi ao centro e brilhou finalmente, na sombra de uma Rainha da Marcha, que, de vez em quando sobressaia a todo o grupo.

 
 

Esta Marcha teve também a colaboração dos músicos da  Filarmónica de Ansião, à semelhança do que já tinham feito nas marchas de Figueiró dos Vinhos, sendo a música da autoria de Miguel Rijo, maestro da  Filarmónica de  Figueiró dos Vinhos e elemento do grupo de dança de Ansião - Medley - que, de seguida abrilhantou o resto da noite, em que todos os foliões puderam dançar, satisfazendo assim os momentos de alegria, apanágio destas noites populares, em que o cheiro a sardinha assada também fez parte da ementa.
 
Uma palavra de apreço aos organizadores desta festa de S. Pedro de Além da Ponte - a Sociedade Filarmónica Santa Cecília de Ansião - que, este ano apresentou um programa geral digno das melhores festas deste Concelho.
ALBUM DE FOTOGRAFIAS

 

publicado por ansiaonews às 23:16

link do post | comentar | favorito
|

.Ansião News

.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
17
18
19
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

.pesquisar

 

.Notícias recentes

. Ana Luísa Bernardino repr...

. As últimas notícias KB (Q...

. ETPSICÓ efectua Acção de ...

. Autora do livro «A Rainha...

. União Desportiva de Santi...

. DR. JOSÉ EMÍDIO MEDEIROS ...

. Dia da ETP Sicó - 16 de O...

. ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS: PSD...

. ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS em 1...

. Associação "Os Moscardos"...

. Conhece a utilidade deste...

. Legislativas 2009, em Ans...

. Fernando Marques, depois ...

. Feira na Torre de Vale T...

. AEDA celebrou dia do Empr...

. ACREP de Pousaflores edit...

. Largada Nocturna nas VII ...

. O Nuno Escapa à Gripe A

. Fernando Marques, preside...

. Hino da Campanha PSD de ...

. JSD celebra início da cam...

. Conheça as propostas ele...

. António José Domingues ap...

. Rui Rocha apresenta compr...

. Factura da EDP (LUZ) : Po...

.arquivos

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Março 2003

.Sobre Ansião News

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds