Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Ansião News

As notícias e comentários sobre o concelho de Ansião

Terceiro álbum de A Naifa, "Uma inocente inclinação para o mal", lançado este mês

02.03.08, ansiaonews

Lisboa, 02 Mar (Lusa) - O grupo A Naifa edita este mês o seu terceiro álbum, "Uma inocente inclinação para o mal", que apresentará em 15 palcos nacionais durante os meses de Abril e Maio.

 

Maria Antónia Mendes (Mitó), vocalista do grupo, é nossa conterrânea (Bairrada-Pousaflores), a quem desenhamos os maiores êxitos com este novo álbum.

As letras de "Uma inocente inclinação para o mal" foram todas escritas por Maria Rodrigues Teixeira, que a banda de Luís Varatojo e João Aguardela conheceu durante um concerto em Tondela.

"Só esse facto de todas as letras terem sido escritas por alguém que conhecia já o espírito e o ambiente Naifa, torna este álbum diferente dos antecessores", disse à Lusa Luís Varatojo.

"Todo o processo de construção do álbum foi também diverso, não andámos nos livros à procura dos poemas, tínhamo-los e musicámo-los com eles à vista", explicou.

"A Maria Rodrigues Teixeira, por nos conhecermos já, e ter escrito para nós, confirmou esta nossa identidade", acrescentou.

O músico, que abandonou a guitarra eléctrica há quatro anos e agora se dedica à electrificação da guitarra portuguesa, reconheceu que o seu instrumento tem um maior protagonismo neste álbum, resultando "do estudo que se aprofunda, descobrindo novas frases musicais".

Varatojo desenvolve "um trabalho experimental e laboratorial de electrificação da guitarra portuguesa que se confronta na banda com a bateria e o baixo".

O álbum "Uma inocente inclinação para o mal" estará disponível no mercado a partir de 31 de Março, mas será possível adquiri-lo a 10 euros, a partir do dia 15, em todos os teatros onde a banda irá actuar.

"Ao comprarem o CD automaticamente ficam com o bilhete para assistir ao espectáculo. Queremos nesta digressão ter o disco mais perto", disse Varatojo.

Além de Luís Varatojo (guitarra portuguesa), integram "A Naifa" João Aguardela (baixo), Vasco Vaz (bateria) e Maria Antónia Mendes (voz).

O projecto musical A Naifa surgiu em Maio de 2004 com "Canções subterrâneas", sendo o Fado um ponto de partida para cruzamento de outras linguagens musicais como a electrónica, o reggae e o pop.

Neste terceiro álbum do grupo, editado pela Lisboa Records, Varatojo considera "estar mais próximo do fado, no tocante à temática das letras, escritas na primeira pessoa, mais intimistas, e também por uma maior exposição da guitarra portuguesa".

Ao contrário das letras, com uma só assinatura, as músicas são assinadas por todos os elementos da banda.

A Naifa assume-se como um projecto de música urbana, reflectindo vivências e vários caminhos musicais dos seus autores.

Para Varatojo, "este terceiro álbum surpreende, apesar da sua coerência com o ambiente Naifa".

"Surpreende antes de mais a nós próprios - admite - , e, por outro lado, pelas novas soluções encontradas reafirmando cada vez mais a nossa marca identitária".

"Uma inocente inclinação para o mal" sucede a "3 minutos antes de a maré encher" (2006) e a "Canções Subterrâneas" (2004).

A banda inicia a sua digressão nacional em Abril no Museu dos Transportes em Coimbra, onde actua dias 03 e 04.

No dia 05 as novas canções serão ouvidas no Cine-Teatro Faialense, na Horta.

Dos Açores, A Naifa segue para a Guarda, onde actua dia 11, no Teatro Municipal, e no dia seguinte no Auditório da ACERT, em Tondela.

Dias 18 e 19 estará no Municipal Maria Matos, em Lisboa, seguindo para Sesimbra onde tocará na Fortaleza de Santiago temas como "O ferro de engomar" ou "Apenas durmo mal".

A etapa seguinte, dia 26, é o Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, fechando na capital do Nordeste alentejano o mês de Abril.

O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, será o primeiro palco onde o grupo actuará em Maio, dia 03, para dia 09 estar em Águeda no Cine-Teatro S. Pedro, e no dia seguinte em Setúbal no Fórum Luísa Todi.

Dia 16 de Maio actua no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira (Moita) e no dia seguinte em Montemor-o-Novo no Cine-Teatro Curvo Semedo.

Canções como "Um feitio de rainha" ou "Um rapaz mal desenhado" poderão ser ouvidas dia 23, no Convento de Santo António, em Loulé.

Dia 30 actua em Aveiro no Teatro Aveirense e no dia seguinte encerra a digressão nacional no Theatro Circo em Braga.

NL.