Sexta-feira, 1 de Agosto de 2008

FAME 08 - Festas, Actividades e Mostra Económica – Ansião 2008

 
FAME 08 – O melhor de Ansião apresentado em quatro dias de Festa

As Festas, Actividades e Mostra Económica – Ansião 2008, decorrem de 7 a 10 de Agosto, em diversos locais da vila de Ansião, com actividades que passam pelo desporto e cultura, mas também com componentes marcadamente sociais e económicas.

A FAME 08 inicia-se na manhã da Quinta-feira 7 de Agosto, com a realização da conferência “O Futuro da Floresta”, a decorrer no Auditório Municipal e que tratará as ameaças e oportunidades apresentadas ao sector florestal, com destaque para a região circundante ao concelho de Ansião.

As Festas propriamente ditas iniciam-se ao final da tarde desse mesmo dia, com a sessão solene a decorrer no Salão Nobre dos Paços do Município, seguida da já habitual visita aos expositores presentes na Mostra de Actividades Económicas. Essa visita terminar-se-á no Centro Cultural de Ansião, onde será inaugurada a exposição das obras concorrentes à I Bienal de Artes. Para além do Centro Cultural, as obras estarão ainda patentes no Centro de Interpretação Ambiental do Rio Nabão (Ansião) e na Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor (Santiago da Guarda).

O teatro tem uma presença forte na primeira noite das Festas, com a estreia do “Auto da Índia”, pelo Teatro Olimpo, no auditório do Centro Cultural, pelas 21h30. É a primeira incursão na obra de Gil Vicente deste premiado grupo e trata-se, sem dúvida, de uns momentos altos das Festas, no que à programação cultural diz respeito.

Pelas 22h00 iniciam-se as habituais noites da Mata, com a subida ao palco do Grupo Folclórico Cantares de S. Tiago e, depois, da Orquestra Ligeira da Filarmónica Ansianense de Santa Cecília. O Grupo de Santiago é um dos mais prestigiados do concelho e uma das vertentes mais conhecidas da associação a que pertence, o Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda. Quanto à Orquestra Ligeira ressurgiu muito renovada recentemente e apresenta nestas Festas a sua primeira grande renovação de repertório e não só. Um baile popular coloca um ponto final nesta primeira noite de Festas.

O programa da Sexta-feira dia 8 inicia-se com uma sessão de cinema infantil no Centro Cultural, pelas 14h30 e, pouco depois, acontece um atelier de pintura colectiva aberto à participação de todos quantos queiram experimentar esta arte. Neta tarde acontece também o primeiro grande momento desportivo das Festas, com o confronto no Pavilhão de Ansião, às 18h00, entre a equipa do Sporting Futsal, que realiza o seu estágio de pré-época em Ansião, e uma equipa do concelho,. Continuando a falar de desporto, pelas 20h00 arranca da Mata Municipal um passeio de BTT nocturno, organizado em parceria com os recém constituídos Ansibikers.

As noites da Mata continuam desta vez com o Rancho Folclórico Infantil das Serras de Ansião e com o Rancho Folclórico de Pousaflores. Dois Ranchos que, embora distintos, apresentam nestas Festas o resultado do trabalho nos últimos anos. São dos grupos mais jovens do Concelho mas está garantida, por certo, uma grande noite de Folclore.

Depois do Folclore passar-se-á directamente para o melhor rock português, com a actuação dos Rádio Macau no Campo da Mata. Os Rádio Macau remontam aos primeiros anos do rock português e pode afirmar-se que, a par de Xutos e GNR, visitantes das Festas em anos recentes, são os que em melhor forma chegam aos nossos dias. Depois de vários álbuns de sucesso, interrupções para projectos a solo dos seus elementos e participação em outros projectos, os Rádio Macau lançaram já este ano o disco ‘08’, que agora apresentam em Ansião, numa viagem que passará por certo também por temas históricos da banda.

 



Depois do rock, será tempo para terminar a noite com mais um baile na Mata Municipal.
O Sábado das Festas promete começar bem cedo, com um percurso pedestre “À descoberta do património geológico e geomorfológico na unidade territorial de Alvaiázere”, que sairá de Ansião e passará por locais ambientalmente tão ricos como as serras de Ariques e Pousaflores. Este passeio será guiado pelo Dr. Paulo Forte, membro do Grupo Protecção Sicó.

À tarde será proporcionada mais uma sessão de cinema infantil no Auditório Municipal e, depois, decorre nas ruas da vila o VI Circuito de ciclismo do Concelho de Ansião, numa organização com o apoio da Associação de Ciclismo de Santarém.

Esta será também uma tarde marcada pela apresentação sucessiva de dois livros de outros tantos autores do concelho: primeiro o jovem Rogério Medeiros apresenta a sua segunda obra de poesia, com o título “Poemas de Amor e ouros Temas”. Depois, o Dr. Manuel Augusto Dias, já autor de diversos e interessantes trabalhos sobre instituições, personalidades e períodos do concelho, dá à estampa a obra “Património Religioso do Concelho de Ansião”, no que promete ser mais um interessantíssimo objecto de pesquisa e rigor histórico, aqui com a coautoria de António Simões e Joana Dias.

Pelas 18h00 o Sporting Futsal, disputa mais um jogo treino contra uma equipa do concelho e, à mesma hora, acontece na Quinta das Lagoas a já habitual descida de pára-quedistas. Na Mata Municipal, à noite, actua o Rancho Típico de Alvorge e depois o grupo de música tradicional Sete Saias. O Rancho Típico de Alvorge, único do concelho inscrito na Federação Portuguesa de Folclore, conta com um longo e brilhante percurso e fará por certo da Mata municipal o palco de mais um sucesso. As Sete Saias são um grupo totalmente feminino que apresenta a música tradicional de forma actual e que, por certo, darão em Ansião um excelente espectáculo.

O último dia das Festas é marcado pela tradição popular e pela boa música. Assim, durante a manhã, acontece no Mercado Municipal a tradicional Feira dos Poceiros. As origens desta Feira perdem-se no tempo e devem o seu nome aos tradicionais cestos de dimensões generosas, feitos em verga e sem asas, que ali são vendidos e depois utilizados em todo o tipo de actividade agrícola, nomeadamente na descamisada e nas vindimas.

À tarde realiza-se mais um Cortejo Alegórico do Povo, tido por muitos como único em originalidade e adesão popular. O Cortejo inicia-se pelas 15h30 e serão cerca de uma dúzia de carros alegóricos, trazidos na sua maioria por colectividades de todo o concelho, retratando actividades tradicionais mas não só. Uma tarde de cultura, etnografia e tradição a não perder.

À noite musical começa desde logo com um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Avelarense. Regida pelo maestro José Maria Medeiros, trata-se da mais antiga Banda do concelho, actualmente com cerca de 45 elementos. Depois, de novo no Campo da Mata, acontece outro grande concerto, desta feita por David Fonseca. A voz e alma dos Silence 4 apresenta em Ansião o seu terceiro álbum a solo, de título “Dreams in Colour”, já com edição em vários mercados internacionais. Depois, um baile com os Medley coloca um ponto final nesta FAME 2008.

Fica o convite para estas Festas em que todas as actividades têm acesso gratuito, com excepção dos concertos de Rádio Macau e David Fonseca, cujas entradas custam 3 Euros.

 
 
Info:LA/CMA

tags:
publicado por ansiaonews às 15:43

link do post | favorito
|
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.Ansião News

.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
17
18
19
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

.pesquisar

 

.Notícias recentes

. Ana Luísa Bernardino repr...

. As últimas notícias KB (Q...

. ETPSICÓ efectua Acção de ...

. Autora do livro «A Rainha...

. União Desportiva de Santi...

. DR. JOSÉ EMÍDIO MEDEIROS ...

. Dia da ETP Sicó - 16 de O...

. ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS: PSD...

. ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS em 1...

. Associação "Os Moscardos"...

. Conhece a utilidade deste...

. Legislativas 2009, em Ans...

. Fernando Marques, depois ...

. Feira na Torre de Vale T...

. AEDA celebrou dia do Empr...

. ACREP de Pousaflores edit...

. Largada Nocturna nas VII ...

. O Nuno Escapa à Gripe A

. Fernando Marques, preside...

. Hino da Campanha PSD de ...

. JSD celebra início da cam...

. Conheça as propostas ele...

. António José Domingues ap...

. Rui Rocha apresenta compr...

. Factura da EDP (LUZ) : Po...

.arquivos

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Março 2003

.Sobre Ansião News

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds